Caso se tenha esquecido do NIF antes da emissão da fatura pode pedir segunda via. Veja como

Se não se lembrou do NIF completo, perdeu a fatura ou, por exemplo, esta já não é legível, pode pedir a segunda via do documento. Se lhe for negada essa opção, pode apresentar uma queixa à ASAE.

Se já se esqueceu de dar o seu número de contribuinte (NIF) antes da emissão da fatura, não se acanhe e peça por uma segunda via. Caso lhe seja recusada essa opção e lhe digam “não podemos emitir a segunda via”, fique a saber que nenhum estabelecimento pode negar a emissão de uma nova fatura.

Se não se lembrou do NIF completo, perdeu a fatura ou, por exemplo, esta já não é legível, pode pedir a segunda via do documento. Caso o vendedor recuse o pedido, a Deco Proteste aconselha-o a apresentar uma queixa à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE). Ao emitir a segunda via da fatura, o vendedor deve anular a primeira. Quanto aos funcionários das caixas, não são obrigados a perguntar se o cliente quer fatura com número de contribuinte.

Nas grandes superfícies comerciais, como os supermercados, a segunda via deve ser pedida junto ao balcão de apoio ao cliente, pois as caixas não permitem a emissão do documento. Quanto mais cedo fizer o pedido, melhor. Se deixar passar muitos meses, poderá encontrar resistência do comerciante, uma vez que o processo contabilístico para emitir a segunda via de uma fatura antiga é mais trabalhoso.

A partir de 2019, as empresas que tenham programa informático certificado e transmitam faturas em tempo real ao Fisco podem deixar de emitir faturas em papel. Mas a emissão da segunda via da fatura continua a ser obrigatória, seja em formato digital ou em papel.

Recomendadas

Sabia que as dívidas também prescrevem? Saiba mais sobre estes prazos

Relembramos que existem exceções na lei que podem alterar algum destes prazos. Por isso, o melhor será sempre o consumidor contactar primeiramente entidades que o possam ajudar e não deixar arrastar a situação. 

PremiumOptimize promove conferência que ensina a poupar e investir

Evento promove a literacia financeira, a poupança e o investimento e realiza-se em Lisboa a 3 de dezembro. O JE será media partner.

Crédito pessoal para jovens: 8 dicas para conseguir

O crédito pessoal para jovens pode ser mais difícil de obter, pela instabilidade profissional e baixos rendimentos nesta fase. Saiba o que é necessário.
Comentários