[weglot_switcher]

Catalunha: Independentistas temem que Puigdemont seja considerado inelegível

Os independentistas da Esquerda Republicana da Catalunha (ERC) e do Partido Democrata catalão (PDeCAT) começam a não acreditar mais que o antigo presidente catalão, Carles Puigdemont, vá regressar ao cargo e a ponderar a sua substituição.
26 Janeiro 2018, 12h53

O jornal espanhol “El Confidencial” noticia que os independentistas da Esquerda Republicana da Catalunha (ERC) e do Partido Democrata catalão (PDeCAT) começam a não acreditar mais que o antigo presidente catalão, Carles Puigdemont, vá regressar ao cargo e podenrama sua substituição.”Apenas Carles Puigdemont ainda acredita que pode ser eleito presidente da Generalitat [Governo regional”, escreve o jornal.

A expectativa é de que, nos próximos dias, o chefe do Governo espanhol formalize o recurso ao Tribunal Constitucional para impugnar a candidatura de Carles Puigdemont à presidência da Catalunha. A decisão de recorrer ao mais alto Tribunal da jurisdição foi anunciada esta quinta-feira pela vice-presidente do Executivo espanhol, Soraya Sáenz de Santamaría, depois de o nome do antigo líder ter sido proposto para a presidência do Governo catalão.

No entanto, Puigdemont encontra-se exilado em Bruxelas e recusa-se a voltar à Catalunha, onde se arrisca a ser detido pelas autoridades. A hipótese de ser investido à distância foi ponderada, mas os serviços jurídicos do parlamento regional já consideraram que essa solução vai contra o estipulado na Constituição.

Tendo em conta estes dois factores, os deputados da ERC e da PDeCAT estão a começar a analisar outras opções para preencher o lugar, indica o jornal espanhol.Os independentistas entendem que se Carles Puigdemont não for nomeado, o candidato “substituto” deve ser da lista do ex-presidente. Um dos nomes mais falados é Elsa Artadi, membro da lista Juntos pela Catalunha – o partido de Carles Puigdemont – e aliada próxima do ex-presidente catalão.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.