Catalunha. Rajoy recorre ao Tribunal Constitucional

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, pôs em marcha um recurso junto do Tribunal Constitucional contra a declaração de independência aprovada esta manhã no Parlamento da Catalunha. Em Salamanca, onde se encontrava no momento daquela declaração, o primeiro-ministro solicitou, com carácter de urgência (em 24 horas), o parecer prévio do Conselho de Estado, para recorrer de […]


Notice: Undefined offset: 1 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 2 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 1 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 2 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, pôs em marcha um recurso junto do Tribunal Constitucional contra a declaração de independência aprovada esta manhã no Parlamento da Catalunha.

Em Salamanca, onde se encontrava no momento daquela declaração, o primeiro-ministro solicitou, com carácter de urgência (em 24 horas), o parecer prévio do Conselho de Estado, para recorrer de uma decisão que considera ilegal.

A independência foi aprovada por 72 – mais de metade – dos 135 deputados catalães.

Segundo o El País, na quarta-feira realiza-se um conselho de ministros extraordinário e o Governo irá solicitar a “suspensão imediata” da declaração catalã e de todos os “possíveis efeitos”. Além disso “vamos solicitar que a suspensão, caso seja acordada, seja comunicada expressamente ao presidente do Parlamento catalão para que tenha em conta que a iniciativa não tem nenhum valor e que não pode ter consequências”.

OJE

Recomendadas

Conferência “Poupar e Investir para um Futuro Melhor” a decorrer em Lisboa, com o apoio do Jornal Económico

A conferência é organizada pela Optimize Investment Partners, sociedade gestora portuguesa que disponibiliza uma gama de soluções de investimento para diversos perfis de risco e objetivos. Moderada por Nuno Vinha, subdiretor do Jornal Económico, consiste numa palestra de 30 minutos de cada um dos quatro oradores, um coffee break e uma mesa redonda com espaço para perguntas e respostas e interação com a plateia.

SIBS: mais de um quinto do valor gasto na Black Friday foi em compras online

O comércio online continua a ganhar peso nas compras em Portugal. Dados da SIBS revelam que 22% do valor gasto na última Black Friday foi em compras online, um peso que bate por muito os 18% do ano passado.

União Europeia, G7 e Austrália limitam barril de petróleo russo a 60 dólares

Os 27 estados-membros da UE chegaram a acordo, esta sexta-feira, no estabelecimento de um teto máximo para o preço do petróleo russo nos 60 dólares por barril. Os sete países mais industrializados do mundo (G7) e a Austrália juntam-se na decisão.