[weglot_switcher]

Catawiki, a empresa que cresceu 500% em Portugal

Alejandro Sánchez, diretor-geral para Portugal e Espanha, explicou ao Jornal Económico como a Catawiki pretende revolucionar o mundo dos leilões.
3 Novembro 2016, 06h03

Quando nasceu a Catawiki e quem são os seus fundadores?

A Catawiki foi fundada em 2008, por René Schoenmakers e Marco Jansen, originalmente criada como um website onde os colecionadores poderiam gerir e controlar na plataforma online as suas coleções. Atualmente, os utilizadores podem ainda adicionar novos itens para o catálogo de coleções existente. O nome Catawiki é a junção das palavras “catálogo” e “wiki”. Em 2011, a Catawiki começou a organizar leilões semanais de várias categorias, tais como arte, antiguidades, carros clássicos, relógios, joalharia, artigos de moda, livros e selos. A Catawiki já conseguiu angariar um investimento total de 86 milhões de euros, dos seus principais investidores a nível mundial, entre os quais a Peak Captal, Accel Partner e a Lead Edge Capital.

Quando é que a tecnológica chegou a Portugal?
Chegou a Portugal em abril deste ano. Está presente nos Países Baixos, Bélgica, França, Alemanha, Reino Unido, Itália, Espanha e Portugal e emprega mais de 400 pessoas.

Como avaliam a presença em Portugal e como tem sido o crescimento?
A presença em Portugal tem sido bastante positiva e a recetividade à Catawiki é bastante elevada, desde o primeiro dia. Juntando dados como o número de registos na plataforma e os objetos leiloados, o crescimento ronda os 500%. A utilização da plataforma através de dispositivos móveis representa 55% da nossa atividade (dados relativos ao mercado ibérico).

Quais as principais atividades da Catawiki e como revolucionaram o mundo dos leilões?
Todas as semanas são vendidos mais de 30.000 lotes de objetos únicos, através da Catawiki, com licitações que começam a partir de um euro. Aqui os utilizadores podem encontrar leilões de lotes excecionais, arte, selos, carros clássicos e outros objetos vintage que são muito raros e populares. Todos os leilões da Catawiki são supervisionados por um leiloeiro profissional.

Quais os objetos mais preciosos já leiloados em Portugal?
Falando genericamente, através da Catawiki já foram leiloados artigos tão especiais como o chapéu do Michael Jackson, com o nome gravado a ouro e vendido por 5 mil euros; um anuário escolar da Marilyn Monroe com a sua primeira foto publicada; ou mesmo um pequeno fragmento de um meteorito lunar, licitado até aos 4.900 euros. Especificamente em Portugal, dos objetos mais preciosos já leiloados destaca-se um Mercedes 170 SD – Van, de 1954 e leiloado por 41.000 euros, um relógio de pulso masculino, por 4.900 euros, ou um Colar de ouro com diamantes e turmalinas em várias cores, por 4.800 euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.