[weglot_switcher]

Católica lança postos de carregamento de carros elétricos em parceria com Mota Engil

Os campi de Lisboa e do Porto da Universidade Católica vão estar equipados com postos de carregamento para veículos elétricos já no arranque do novo ano letivo, em setembro.
12 Agosto 2021, 10h54

A Universidade Católica Portuguesa vai disponibilizar postos de carregamento de veículos elétricos (smart sharging) nos campi de Lisboa e Porto, já a partir de setembro. O projeto envolve a empresa Mota Engil Renewing, com a qual a Católica estabeleceu uma parceria estratégica para soluções de energia e mobilidade elétrica.

Numa primeira fase serão colocados carregadores em cada campus, integrados na rede de abastecimento de mobilidade elétrica nacional (Mobi.e). Mas isto é só o inicio. A parceria para continuar no futuro prevê outros serviços transformadores como é o caso dos shuttles elétricos para tornar a mobilidade dos docentes e alunos cada vez mais sustentável.

“Pretendemos construir e ampliar, ao longo do tempo, soluções nas nossas áreas de atuação, criando verdadeiros hubs de referência tecnológica e de sustentabilidade ao serviço da sua  comunidade”, afirma Manuel d´Estrade Abecasis, CEO da Mota Engil Renewing, que elogia a Católica como “espaço de excelência”, com “uma comunidade científica e académica, tradicionalmente com um posicionamento de “early adopters”, no que se refere à implementação de novas soluções e serviços digitais e tecnológicos”.

A reitora da Católica, Isabel Capeloa Gil, destaca, por seu turno, mais um passo na estratégia de sustentabilidade que tem vindo a ser desenvolvida pela Universidade. “Este modelo evolutivo e em parceria, permite integrar outros serviços transformadores, como a energia local fotovoltaica ou o acesso aos campi por meios sustentáveis, como é o caso dos shuttles elétricos. Pretendemos que esta parceria venha a configurar um caso de estudo nacional, em matéria de sustentabilidade e transição energética”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.