[weglot_switcher]

Católica-Lisbon distingue Alexandra Machado “pela solidez e diversidade da carreira”

A fundadora da Girl MOVE Academy, vencedora do Prémio Carreira 2023, é uma forte defensora de que as mulheres podem e devem assumir posições de liderança como agentes de mudança da sociedade.
2 Junho 2023, 14h20

Alexandra Machado, nomeada em 2018 Ashoka Fellow, como reconhecimento pelo seu papel como empreendedora social e agraciada em 2021 pela UNESCO com o prémio de melhor projeto mundial para a educação das mulheres, é hoje  distinguida pela Universidade onde estudou e ensinou.

Formou-se em Gestão e teve o primeiro emprego na Católica Lisbon School of Business & Economics (Católica-Lisbon), onde foi assistente, entre 1988 a 1992. Depois foi trabalhar para as empresas. Construiu uma carreira. No Grupo Entreposto foi gestora de produto, na  Jerónimo Martins,  diretora comercial, na Oniway, diretora de marketing e vendas. Entre 2003 e 2012 desempenhou a  função de  country manager da Nike em Portugal, tendo integrado a administração da Nike Ibéria, onde se envolveu no Girl Effect Movement, da Fundação Nike.

Uma viagem a Moçambique trocou-lhe as voltas e tornou-se decisiva para o que veio a seguir. Apercebendo-se do tremendo potencial do país e do importante papel que as mulheres poderiam desempenhar se fossem libertadas do ciclo vicioso de pobreza e iliteracia levou-a a lançar em 2013 o seu próprio projeto como empreendedora social, em parceria com Luís Amaral.

O projeto chama-se Girl MOVE Academy e cria modelos inovadores de educação que pretendem ampliar o talento; aumentar a igualdade de género e promover a transformação sustentável neste meio. A sua estratégia de intervenção baseia-se na premissa chave de que o investimento na educação de raparigas e mulheres tem o efeito e impacto multiplicador no combate ao ciclo de pobreza de um país, tendo desenvolvido uma abordagem que é hoje reconhecida como case study de impacto sistémico internacional e gamechanger no ecossistema da inovação social.

A sua organização, de cariz não lucrativo, mas que procura a viabilidade económica do modelo, tem mais de 50 pessoas dedicadas a quebrar o ciclo da pobreza pela educação e liderança feminina.

“Ao longo da sua carreira, Alexandra foi uma forte defensora de que as mulheres podem e devem assumir posições de liderança como agentes de mudança da sociedade e, por isso, começou a investigar mais sobre o poder das mulheres na liderança de mudanças em países em desenvolvimento”, destaca a Católica-Lisbon em comunicado.

Em Alexandra Machado, Filipe Santos, dean da Católica-Lisbon, elogia “a combinação singular de sucesso no mundo empresarial, aliado a uma carreira de empreendedora de impacto”, bem como a criação “de uma solução original e inovadora reconhecida mundialmente”.

Para o júri, a decisão final está em plena sintonia com aquela que é a missão e valores do Prémio Carreira. O painel justifica a escolha unânime pela solidez e diversidade da sua carreira.

“Receber o Prémio Carreira, da Católica-Lisbon é uma profunda, mas maravilhosa surpresa!”, afirma Alexandra Machado. “Há 10 anos, fiz uma mudança significativa na minha carreira, que me levou a abraçar um caminho muito diferente. Um caminho de impacto social. A Girl MOVE Academy propõe-se contribuir para que as raparigas e mulheres moçambicanas sejam agentes de desenvolvimento transformador da sociedade. Saber que este percurso é valorizado como exemplo de carreira é inspirador para o caminho que tenho pela frente, mas também para uma nova geração de líderes que o mundo precisa”.

O Prémio Carreira destina-se a homenagear um dos seus alumni que no decorrer da vida profissional se tenha distinguido pela liderança, profissionalisomo, ética e criação de valor.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.