[weglot_switcher]

Católica Lisbon realiza cerimónia de entrega dos prémios Patiente Innovation Awards na Web Summit

A Católica Lisbon School of Business & Economics é a única faculdade portuguesa presente no evento tecnológico.
6 Novembro 2016, 10h37

É no último dia do evento Web Summit, que a Católica Lisbon vai entregar os prémios da segunda edição do “Patiente Innovation Awards”. Os prémios são atribuídos pelo Patient Innovation, uma plataforma e rede social, criada pela universidade, que promove a partilha de conhecimento, estratégias e soluções inovadoras desenvolvidas para solucionar problemas originadas por uma doença ou condição de saúde.

“É com enorme prazer que representamos a Católica-Lisbon no evento Web Summit. O trabalho desenvolvido na Católica-Lisbon com o Patient Innovation tem merecido o reconhecimento internacional da comunidade científica e médica, contribuindo para o desenvolvimento da inovação aplicada à saúde”, refere o professor Francisco Veloso, Dean da Católica Lisbon.

O evento é um reconhecimento da investigação que a Universidade Católica de Lisboa desenvolveu no setor da inovação e gestão da saúde e na promoção de novas soluções tecnológicas. De entre mais de 650 projetos, são sete os vencedores mundiais que se destacaram nas seguintes categorias:

“Doente” – com a solução Ostom-I™ desenvolvida por Michael Seres, do Reino Unido, diagnosticado com doença de Crohn e que usa um saco de colostomia. A solução desenvolvida permite-lhe saber qual o estado de enchimento do saco, o que se reveste da maior importância para estes utilizadores;

“Doente Inovador em Série” – Com o site LaesieWorks, criado por Giesbert Nijhuis da Holanda, onde são partilhadas diversas soluções que o próprio produz para ter mais independência e melhor qualidade de vida, na sua condição de tetraplégico;

“Cuidador” – Com a distinção de três projetos, designadamente um vídeo-jogo para doentes com Fibrose Cística, que favorece e facilita a interação e envolvimento do doente com a terapia, e que foi desenvolvido por David Day, do Reino Unido. A solução tecnológica de monitorização, Angelsense, projetada para crianças com necessidades especiais, tais como Síndrome de Asperger e Autismo, e que foi desenvolvida por Doron Somer, de Israel; e a solução Safewander™ que deteta os movimentos de doentes com Alzheimer e que foi criada pelo jovem Kenneth Shinozuka, dos EUA, para o seu avô;

“Colaborador” – Com as soluções Walking Talking Stick, que visa auxiliar as pessoas com cegueira a movimentarem-se em ambientes desconhecidos, e cujo criador é Pavel Kurbatsky, da Rússia; e as rodas dobráveis para cadeira de rodas – Morph™ Wheels – desenvolvidas pelo designer Duncan Fitzsimons do Reino Unido.

Os projetos foram avaliados por um júri internacional de especialistas nos setores da investigação, inovação, empreendedorismo e saúde. Os vencedores foram selecionados pelas suas características de inovação, potencial e impacto social da solução desenvolvida.

A plataforma Patient Innovation vai, também, realizar o “Patiente Innovation Awards Forum”, na Universidade Católica, na próxima quarta-feira. É um evento aberto à comunidade que conta com a presença de vários oradores do Web Summit.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.