[weglot_switcher]

Católicos voltam a celebrar o Natal em Aleppo

Pela primeira vez em quatro anos, vários fiéis reuniram-se e celebraram a liturgia na igreja maronita de Santo Elias com a esperança de que a paz tenha sido recuperada na Síria.
  • REUTERS/Omar Sanadiki
25 Dezembro 2016, 20h54

Os cristãos da cidade síria de Aleppo celebraram a missa de Natal pela primeira vez em quatro anos. Na Catedral de Santo Elias, localizada naquela que foi a zona histórica da Cidade Velha de Aleppo, os sacerdotes oraram pela paz, na missa de véspera de Natal, que contou com a presença de dezenas de fiéis, incluindo alguns oficiais russos.

“A atmosfera festiva é fantástica. É um novo nascimento para Jesus Cristo e um novo nascimento para a cidade de Aleppo”, disse George Bakhash, um líder da comunidade cristã. De acordo com o responsável, o número de fiéis que assistiu à missa aumentou, porque já não temem os ataques de mísseis.

A agência Reuters lembra que muitos cristãos sírios apoiaram o Governo na guerra civil, vendo Assad, membro da minoria xiitas, como um protetor contra os rebeldes. Nas partes em parte intactas da cidade, os restaurantes estiveram repletos de cristãos até tarde da noite.

Centenas de pessoas dançaram e comemoraram no bairro de Azizya, onde a árvore de Natal pública tinha ficado apagada desde que os rebeldes tomaram a metade oriental da cidade em 2012.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.