Cavaco já tem a lista do XXI Governo

A lista está entregue.

O Presidente da República, Cavaco Silva, já recebeu a composição do XXI Governo constitucional liderado por António Costa.

Com António Costa indigitado, o XXI Governo constitucional poderá tomar posse ainda esta semana.

Confirmado está para já apenas o primeiro-ministro indigitado esta terça-feira pelo Presidente da República: António Costa, líder do Partido Socialista.

Mário Centeno, que coordenou o programa macroeconómico do PS, e que tem sido o porta-voz de Costa em matéria de finanças públicas,  deverá ficar responsável pela pasta das Finanças.

Aliás, este é um dos nomes apontado por todos os meios. O Expresso avança que deverá contar com o apoio de Ricardo Felix Mourinho na secretaria de Estado das Finanças ou do Orçamento.

Para a Economia, aponta o Expresso, deverá seguir Manuel Caldeira Cabral, que também integrou o grupo de economistas que redigiu o cenário macroeconómico para o Partido Socialista.

Vários jornais online e televisões avançam com Augusto Santos Silva para ministro dos Negócios Estrangeiros. Esta não será a estreia do professor que já teve a tutela da Educação e Cultura, Assuntos Parlamentos e Defesa.

Ainda segundo o Expresso, a pasta dos Assuntos Europeus deverá ficar para Margarida Marques, mas a opinião não é partilhada por O Observador que acredita que Pedro Nuno Santos ficará com esta secretaria de Estado.

Ver notícia completa com os possíveis ministros de Costa

OJE

Recomendadas

“Orçamento da Saúde para o próximo ano poderá não ser suficiente”, alerta Correia de Campos

O antigo presidente do Conselho Económico e Social destaca o aumento de 2,7% do orçamento para a Saúde para 2023 mas adverte que o mesmo não vai ser suficiente tendo em conta que não acompanha “nem a inflação, nem a manutenção do equipamento, nem o reforço salarial necessário”

Ricardo Leão: “Falta, acima de tudo, comunicação e coordenação no Governo”. Ouça o podcast “Discurso Direto”

Discurso Direto é um podcast do Novo Semanário e do Jornal Económico onde todas as semanas são entrevistados os protagonistas da política, da economia, da cultura e do desporto. Ouça a entrevista a Ricardo Leão, presidente da Câmara Municipal de Loures eleito pelo PS.

Marcelo nega estar cansado da Presidência e diz que “seria mau” encurtar mandato em contexto de crise

“Não, não estou cansado da Presidência e, pelo contrário, é mais necessário mais Presidente num momento de mais crise, como é evidente”, defendeu Marcelo Rebelo de Sousa.