A CBRE, consultora líder mundial na prestação de serviços para o sector imobiliário, anunciou que acaba de se juntar à iniciativa da Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) e da Agência para a Energia (ADENE), que tem como objetivo “consciencializar os consumidores para a redução dos consumos de energia, através de medidas sustentáveis alinhadas com o Plano de Poupança de Energia 2022-2023”.
Este pacote de medidas abrange todos os centros comerciais geridos pela CBRE no país, nomeadamente, o 8.ª Avenida (São João da Madeira), o Rio Sul Shopping (Seixal), o LoureShopping (Loures), o Alameda Shop & Spot (Porto), o UBBO (Lisboa), o Alma Shopping (Coimbra), o Nosso Shopping (Vila Real) e o TorreShopping (Torres Novas).
“Para responder aos desafios energéticos que a conjuntura atual coloca, os centros comerciais integrados no portefólio de gestão da CBRE estão já a reduzir o horário de funcionamento da iluminação decorativa e publicitária interior e exterior para efeitos de poupança de energia, a usufruir da luz natural dos edifícios e a regular a temperatura dos equipamentos de climatização interior”, revela a consultora.
O objetivo é “fazer um uso mais racional e responsável da energia, bem como a aproveitar as águas pluviais para rega, nos sistemas de ar condicionado e descargas nas casas de banho, entre outras medidas que promovem a eficiência hídrica e energética”.
A iluminação, climatização e utilização da água nos edifícios é controlada por sistemas de gestão que permitem um uso mais responsável e racional dos recursos, realça a CBRE. “Além da energia utilizada ser totalmente de origem renovável, a CBRE está a avaliar a possibilidade de os seus centros comerciais produzirem a sua própria energia no futuro”, diz ainda a consultora imobiliária.
A CBRE avança que a “a sustentabilidade e a utilização consciente dos recursos naturais estão no centro da estratégia da CBRE, pelo que o contexto geopolítico atual, com consequências para o cumprimento das metas ambientais do País, não nos é naturalmente indiferente”.
“Os centros comerciais geridos pela CBRE uniram-se à iniciativa da APCC e da ADENE para reduzir o consumo energético, assumindo a sua responsabilidade e apelando aos clientes e aos lojistas que se associem de forma colaborativa”, sublinha Luís Arrais, retail property management director Iberia na CBRE Portugal.