CDS desafia Costa “a aplicar as regras resultantes do questionário a atuais governantes”

O CDS-PP defende que “a existência de investigações criminais contra atuais governantes deverá ser critério para o seu afastamento imediato da vida política”.

O CDS-PP desafiou o primeiro-ministro, António Costa, a aplicar as regras do questionário para futuros governantes preencherem aos “atuais governantes”.

“Se o primeiro-ministro está realmente preocupado com a credibilidade do governo e a idoneidade das escolhas que lhe competem, não pode exigir menos aos governantes que queira convidar no futuro, do que em relação aos que já desempenham funções”, considera o partido liderado por Nuno Melo, em comunicado,

O desafio dos democratas centristas a Costa é lançado “tendo em conta 13 substituições de governantes em 9 meses, envolvidos em casos de natureza institucional e mesmo com relevância criminal”.

O CDS-PP aponta ainda que se “a existência de prévias investigações criminais deve ser um critério na escolha de futuros governantes, por maioria de razão e de acordo as mesmas regras, a existência de investigações criminais contra atuais governantes deverá ser critério para o seu afastamento imediato da vida política”.

Além do CDS-PP, também o líder do PSD propôs o mesmo desafio ao chefe de Governo. “Se ele [o primeiro-ministro] acha que trabalhar com ele é preciso responder aquele questionário, então a primeira coisa que ele tem de fazer é dar já a quem já está a trabalhar com ele a folha para ser preenchida, para ele verificar se está ou não em condições de garantir a confiança daqueles que trabalham com ele”, disse Luís Montenegro, em Vagos.

Na sexta-feira, foi divulgado o questionário com 36 perguntas para futuros governantes. As questões prendem avaliar questões de natureza profissional ou financeira do candidato e alargam-se também aos membros do agregado familiar, nomeadamente para avaliar se existem ligações empresariais que possam gerar um conflito ético.

Relacionadas

Questionário de escrutínio futuros governantes. PSD recomenda a Costa que distribua documento “a ministros e secretários de estado”

“Depois diga ao país se tem ou não confiança em todos os membros do seu Governo”, desafiou Montenegro.

Questionário a futuros governantes já é conhecido. Veja aqui as 36 questões

O questionário de pré-aprovação a futuros governantes já foi publicado em Diário da República. Consulte aqui as 36 questões às quais os pretendentes a altos cargos públicos terão de responder.
Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quarta-feira.

PS recusa audições a Medina e a Moedas no âmbito da Jornada Mundial da Juventude

O partido solicitou a audição de Carlos Moedas, Fernando Medina e José Sá Fernandes “para que tenham oportunidade de clarificar toda a cronologia relativa à organização da JMJ 2023 e ao altar-palco onde se vai celebrar parte do evento”. 

Governo anuncia projetos para incentivar o uso de transportes públicos

“1Bilhete.pt” e um cartão de refeição para transportes são os dois projetos apresentados pelo ministro do Ambiente no Parlamento esta quarta-feira.
Comentários