[weglot_switcher]

CDS sobre Van Dunem. “A ministra só tem uma opção: apresentar imediatamente a sua demissão”

Para o centrista a nomeação de José Guerra para Procurador Europeu “é de tal modo degradante para o Estado de Direito Democrático, que fere a reputação e a credibilidade da presidência portuguesa da UE[União Europeia”.
5 Janeiro 2021, 12h33

O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos que a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem se demita pela atuação na nomeação de José Guerra para Procurador Europeu.

“Para proteger o bom nome de Portugal e preservar a dignidade da Justiça, a Ministra só tem uma opção: apresentar imediatamente a sua demissão”, escreveu Francisco Rodrigues dos Santos no Facebook.

Para o centrista “este episódio é de tal modo degradante para o Estado de Direito Democrático, que fere a reputação e a credibilidade da presidência portuguesa da UE[União Europeia”.

Francisco Rodrigues dos Santos acredita que “só neste Governo Socialista é que responsabilidade política nunca é do Ministro, é sempre dos subalternos. Já foi assim no assalto aos paióis em Tancos, nos incêndios, na morte do cidadão ucraniano à guarda do SEF [Serviço de Estrangeiros e Fronteiras]”.

“A Justiça é uma pasta chave na Governação de qualquer país. Compete-lhe ser independente para combater a fraude e a corrupção. Não pode estar sob suspeita de favorecer os amigos de quem governa, de prestar informações falsas para favorecer um magistrado em detrimento de uma colega, alegadamente incómoda, considerada mais qualificada por um júri internacional para um cargo europeu”, referiu o líder do CDS-PP.

Na mesma publicação, Francisco Rodrigues dos Santos aponta ainda que “o Diretor-geral da Política de Justiça, no comunicado da sua demissão publicado no site da DGPJ, deixa claro que a informação que fundamentou a escolha do magistrado José Guerra, foi preparada na sequência de instruções recebidas e era do integral conhecimento do Gabinete da Ministra da Justiça”.

Além do presidente do CDS-PP, o líder do Chega também pediu a demissão da ministra da Justiça. O PAN acredita que Van Dunem “está fragilizada” e o PSD defende que não pede a demissão da ministra por ser algo que cabe ao primeiro-ministro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.