[weglot_switcher]

CEiiA apresenta um drone aquático em Londres dedicado a “cartografia, vigilância e defesa marítima”

O Orca foi apresentado em Londres no âmbito do evento Oceanology International, com uma demonstração nas águas do Tamisa.
18 Março 2022, 16h47

Chama-se Orca e é um dos mais recentes projectos tecnológicos do Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), com foco específico nos oceanos.

Este Autonomous Surface Vehicle (veículo autónomo de superfície), um drone aquático, tem como objectivos fazer cartografia (com recolha de dados de «perímetros portuários e estruturas subaquáticas» como «oleodutos e gasodutos, navios naufragados, submarinos ou minas») e monitorização ambiental, mas também de levar a cabo missões de defesa marítima, diz o CEiiA.

O Orca foi apresentado em Londres no âmbito do «maior evento mundial dedicado ao sector do oceano», o Oceanology International, com uma demonstração nas águas do Tamisa, o rio que banha a capital inglesa.

Além do Orca, o CEiiA também levou até terras de sua majestade a gama de produtos MAANTA, também dedicada aos mares, mas com funções diferentes. Aqui, o objectivo é fazer a «monitorização de animais marinhos».

Um dos clientes é a estação de televisão BBC, conhecida por produzir vários programas e documentários sobre Natureza, como o BBC Vida Selvagem. Em concreto, segundo o CEiiA, os sistemas MAANTA (uma espécie de GoPro para animais, com um conceito «não-invasivo») são usados pela BBC para captar imagens para o programa Animals with Cameras.

PCGuia

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.