[weglot_switcher]

CEiiA assina acordo de cooperação com centro de pesquisas elétricas do Brasil

Esta assinatura decorrerá no CEiiA e contará com a presença do secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade de Portugal, José Mendes, e do vice-ministro de Minas e Energia do Brasil, Reive Barros dos Santos.
29 Maio 2019, 14h57

O CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento vai assinalar o Dia Mundial da Energia, que hoje, dia 29 de maio, se celebra com a assinatura de um acordo de cooperação técnica, de pesquisa, de desenvolvimento e inovação nas áreas da energia eklétrica, mobilidade elétrica, mobilidade sustentável e serviços relacionados com o CEPEL – Centro de Pesquisas de Energia Elétrica, do Brasil.

Esta assinatura decorrerá no CEiiA e contará com a presença do secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade de Portugal, José Mendes, e do vice-ministro de Minas e Energia do Brasil, Reive Barros dos Santos.

Desta forma,  segundo um comunicado da entidade portuguesa, o CEiiA e o CEPEL “vão passar a colaborar tecnicamente na área da mobilidade elétrica, com o foco na mobilidade como um serviço (MaaS), tendo por base a plataforma mobi.me, desenvolvida pelo CEiiA e que conecta veículos e infraestruturas, para integrar diferentes sistemas de informação e promover sustentabilidade, oferecendo respostas abrangentes às necessidades de usuários, operadores e autoridades municipais, e o SAGE – Sistema Aberto de Gerenciamento de Energia, desenvolvido pelo CEPEL, que provê supervisão, controle e gerenciamento de energia a sistemas elétricos de grande porte”.

“A descarbonização das cidades, através da eletrificação da mobilidade, será também um dos focos da colaboração, e permitirá demonstrar e testar a Plataforma AYR, no Brasil, que tem por base a quantificação, valorização e transação de emissões de carbono evitadas, recompensando comportamentos mais sustentáveis dos cidadãos”, adianta o referido comunicado.

Este diocumento acrescenta que “face à importância do trabalho desenvolvido pelo CEPEL, na área da energia elétrica, ambas entidades irão colaborar também nos sistemas de supervisão e controlo de redes elétricas, partilhar tecnologia e conhecimento, assim como desenvolver conjuntamente sistemas de monitorização, análise e diagnóstico de sistemas e equipamentos elétricos aplicáveis a redes elétricas e à mobilidade sustentável”.

Para José Rui Felizardo, CEO do CEiiA, “esta parceria vem, por um lado consolidar a importância do mercado brasileiro para o CEiiA, mas principalmente colocar duas entidades de referência internacional do setor elétrico e da mobilidade sustentável, a desenvolverem e implementarem soluções que permitam uma mobilidade urbana mais sustentável e uma indústria neutra em carbono”.

“Sendo o Brasil, uma referência no ‘mix’ energético de base renovável, esta parceria, seguramente irá promover soluções que induzam eficiência das redes elétricas, mas também promover comportamentos sustentáveis por parte dos cidadãos e das indústrias, através da quantificação, valorização e transação do CO2 evitado com a mobilidade”, sublinha o mesmo responsável.

Por seu turno, Amílcar Guerreiro, diretor presidente do CEPEL, afirma que “a ligação com o CEiiA vai permitir ao CEPEL alargar as suas áreas de competência, nomeadamente na mobilidade elétrica, assim como potenciar as suas capacidades no desenvolvimento de sistemas elétricos em tempo real, utilizados na supervisão e controle de redes de grande porte, como o Sistema Interligado Nacional do Brasil”.

O dirigente do CEPEL afirma também que “com esta parceria, Portugal e o Brasil poderão ser referência mundial na implementação de um sistema de gerenciamento de redes de mobilidade elétrica e de recompensa de comportamentos sustentáveis, por parte dos cidadãos, a uma escala continental”.

O CEiiA é um centro de engenharia e desenvolvimento de produto que desenvolve e opera produtos e serviços em indústrias de elevada intensidade tecnológica, tendo por base a sustentabilidade das cidades e dos oceanos.

Com 45 anos, o CEPEL tem como missão atuar e contribuir em todas as camadas do setor elétrico do Brasil, maximizando o retorno para a sociedade brasileira dos resultados das pesquisas e serviços realizados pelo centro.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.