Celebrar a consoada fora de casa

Lisboa, Porto ou Alentejo. Celebrar o Natal fora de casa é uma opção para muitos portugueses e, de Norte a Sul do país, são vários os hotéis que têm menus e atividades especiais para estes dias festivos.

Cada vez mais os portugueses procuram verdadeiramente gozar as festas da quadra natalícia em convívio, mas evitando a azáfama das preparações caseiras. Por isso, o Jornal Económico selecionou algumas opções para quem deseja celebrar a Consoada fora de casa. Para quem procura fugir à rotina e azáfama dos dias de Natal, na Barrosinha, em Alcácer do Sal, a pouco mais de uma hora de Lisboa, o hotel propõe estadias entre uma a três noites, em quarto duplo, a partir de 112 euros por pessoa, com jantar de Consoada, Almoço de Natal, pequeno-almoço buffet e estacionamento gratuito. O chef Rogério Martins, que lidera o restaurante do Hotel da Barrosinha, sugere três menus para os almoços e jantares de grupo: o Arinto, o Moscatel e o Castelão. Os nomes dos menus são inspirados em castas de vinhos que a Herdade produz e que harmonizam propostas de pratos onde os sabores do Alentejo sobressaem. Apenas para dar alguns exemplos dos pratos possíveis de degustar, há arroz de bacalhau e camarão com coentros, bochechas de porco no forno com esmagada de batata, lombinho de porco com migas de espargos, Coxa de pato confitada com arroz de laranja, Risoto de espargos com cogumelos, entre outros.

As boas festas no restaurante Ânfora, restaurante do hotel NAU Palácio do Governador, celebram-se à mesa num ambiente com vista para a Torre de Belém, complementado pelos pratos assinados pela chef Vera Silva. Privilegiam-se os produtos tradicionais da época e típicos de diversas regiões do país.

Para a Consoada e Almoço de Natal, ambos disponíveis por 80 euros por pessoa, a chef Vera Silva propõe um menu composto por três entradas, dois pratos principais e sobremesa. Inicia-se a refeição com creme de castanha assada e croutons de bacon, a que se segue o Bacalhau à lagareiro, dentro da batata e por fim Pastéis de massa tenra de marisco. Para os pratos principais não falta o produto de eleição, numa versão sui-generis, o línguas de bacalhau numa patanisca, arroz carolino de feijão, e ainda as bochechas de porco estufadas em Touriga Nacional “Grous 23 Barricas”. Para sobremesa, a sugestão imperdível é sonhos perdidos numa espuma de arroz doce que poderá ser conjugada com outras iguarias disponíveis no buffet de sobremesas natalícias.

A tradição ainda é o que era – é a expressão que melhor define o Natal no Sheraton Porto Hotel & SPA. O restaurante Porto Novo tem preparado para a ceia de Natal e para o almoço do dia 25 de dezembro um menu especial onde predominam os sabores tradicionais, regados com uma pitada de inovação e de requinte na apresentação dos pratos. O bacalhau, o polvo, o arroz de forno, os sonhos, o bolo-rei, os mexidos, a aletria são algumas das iguarias que imperam numa noite de reunião, de amor e de confraternização. Para o almoço do dia 25 de dezembro, o peru, o cabrito e a tradicional roupa velha, a par com os sonhos, as filhós, as rabanadas as azevias, farão as delícias de todos aqueles que elegem o Porto Novo como o local ideal para reunir a família.

A pensar nos momentos de confraternização e partilha proporcionados pela quadra natalícia, o Hotel Holiday Inn Porto Gaia tem já disponíveis os seus menus de Natal para grupos e famílias. As opções de buffet e menus completos, para as semanas que antecedem a feliz data, e mesmo para a consoada e dia de Natal, estão disponíveis, já com bebidas incluídas, a partir de 25 euros por pessoa. À escolha, mas sempre com a melhor seleção dos pratos natalícios preferidos dos portugueses, pode optar-se pelos menus Belchior, Gaspar e Baltazar, por 25, 29 e 32 euros, respetivamente. Ou, se preferir, escolher a variedade de pratos e iguarias dos buffets Estrela de Natal ou Três Reis Magos por 31 e 35 euros respetivamente. Haverá ainda opções vegetarianas sob consulta. Consoante o número de pessoas da reserva, o hotel oferece desde circuitos de hidroterapia Atlantis no Spa&Tea, a massagens e jantares no restaurante Friends Kitchen. Para a noite de Natal não faltará à mesa o nosso lascado de bacalhau com broa, o peru recheado com castanhas e a opção vegetariana tagliolini de cogumelos, aos quais se juntam os doces típicos da quadra para terminar a refeição. No almoço de Natal, entre outros pratos, é servida roupa velha, mas há também, cabrito assado à transmontana ou lasanha de legumes.

Recomendadas

Inflação pode retirar competitividade às empresas portuguesas

Responsável da Fundação AIP considera que os custos nos transportes, aliados ao atual quadro político poderá levar a que esta não seja a melhor altura para o sector empresarial se expandir para os mercados mais longínquos. Investir na vertente digital é outro dos desafios.

PRR, mesmo sem inflação, sofreria dos mesmos problemas

Execução da bazuca enfrentaria dificuldades com burocracia e mudanças na economia global, reforçando papel dos contabilistas.

Tecnologia torna “obsoletos” problemas dos contabilistas

No último ano, as empresas tecnológicas têm investido em soluções mais inovadoras para os gabinetes de contabilidade. A PHC Software e a Sage são exemplos, com novos ‘add-ons’ ou arquivos digitais.
Comentários