Celebrar o espírito empreendedor que cria um legado

Só aqueles que são suficientemente loucos para acreditar que podem mudar o mundo é que realmente o conseguem transformar.

Esta mensagem, com que Steve Jobs ilustrava a ambição da sua empresa, simboliza também o verdadeiro espírito do empreendedor: alguém que vê o mundo de forma diferente e identifica oportunidades onde outros vêm dificuldades, que não se conforma com o que existe, que arrisca mesmo quando o falhanço é provável, que persiste quando seria mais fácil desistir e que, no final, muda o mundo e a sociedade.
Essa mudança pode resultar da criação de cinco postos de trabalho, com impacto em cinco famílias. Pode ser o resultado de um projeto de empreendedorismo social do qual sairão beneficiadas cinquenta famílias em dificuldades, cem pessoas com algum tipo de deficiência ou duzentas crianças que passam a ter acesso a água potável, cuidados de saúde e educação. Pode também resultar da startup tecnológica que em seis meses torna o mundo mais fácil para os milhões de pessoas que passam a usar a sua app. Finalmente, pode resultar de um negócio global que disrompe um sector de atividade ou cria toda uma nova cadeia de valor. Mas nasce sempre da vontade de alguém que quer criar algo de novo.

Todos os empreendedores são importantes. No entanto, há empreendedores que se destacam. Há percursos pessoais fascinantes, recheados de obstáculos intransponíveis superados por inteligência, persistência, obstinação ou por uma combinação destes factores. Há aqueles que sobressaem pela forma como constroem, motivam e lideram equipas, criando uma dinâmica maior do que a soma das suas partes. E há aqueles que, sem deixar de fazer crescer o seu negócio, não perdem uma oportunidade de celebrar as suas origens e as suas conquistas, retribuindo aos colaboradores que os ajudaram a vencer, às comunidades que os viram crescer ou apoiando causas em que acreditam.

É esta última estirpe de empreendedores que consegue criar um legado que persistirá no tempo. São estes os homens e mulheres cujo exemplo melhor contribuirá para despertar o espírito empreendedor de uma nova geração. E são estes os homens e mulheres que o EY Entrepreneur of the Year, a maior celebração global do espírito empreendedor, tenta identificar e promover. Tem alguém em mente que corresponde a esta descrição e que gostaria de propor? Em breve, terá essa oportunidade.

Se tem interesse em receber comunicação da EY Portugal (Convites, Newsletters, Estudos, etc), por favor Clique aqui

Recomendadas

Desenvolvimento da Biotecnologia em Portugal

A biotecnologia explora processos celulares e biomoleculares para desenvolver tecnologias e produtos que ajudam a melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Canábis medicinal: um cluster emergente em Portugal?

Portugal está no radar do investimento mundial na cadeia de valor da canábis medicinal, possuindo excelentes condições para se tornar um hub europeu nesta indústria.

ESG no imobiliário: o que as organizações devem considerar

Nas maiores empresas, esta abordagem de integração estratégica está a ser encarada como um imperativo de negócio para criar valor a longo prazo.
Comentários