PremiumCelebrar Saramago, os seus herdeiros e o futuro por escrever

José Saramago construiu a sua Passarola e voou da Azinhaga para o mundo. Exímio contador de histórias, deixa um legado que vai além da sua obra, como o prémio que leva o seu nome e tem o poder de transformar a vida de jovens autores.

“Agora sou capaz de ver com clareza quem foram os meus mestres de vida, os que mais intensamente me ensinaram o duro ofício de viver, essas dezenas de personagens de romance e de teatro que neste momento vejo desfilar diante dos meus olhos, esses homens e essas mulheres feitos de papel e de tinta, essa gente que eu acreditava ir guiando de acordo com as minhas conveniências de narrador e obedecendo à minha vontade de autor, como títeres articulados cujas ações não pudessem ter mais efeito em mim que o peso suportado e a tensão dos fios com que os movia.”

Ficcionista, cronista, poeta e autor dramático, coube a José Saramago a honra de ser o primeiro autor português distinguido com o Prémio Nobel da Literatura, em 1998, consagrando, no seu nome, o prestígio das letras portuguesas contemporâneas além-fronteiras. Proferiu as palavras acima em Estocolmo, onde a sua sede de cultura foi premiada.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

PremiumNancy Pelosi: o render da guarda da guardiã dos velhos democratas

Devidamente independente para uns, demasidado independente para outros, a “louca Nancy Pelosi”, como Trump lhe chamava, é apenas dois anos mais velha que Joe Biden

“Noto em Portugal uma cultura relojoeira cada vez mais robusta”

Enquanto administrador do Grupo Tempus, distribuidor exclusivo para Portugal de marcas de referência, David Kolinski tem a certeza de que as insígnias representadas pela sua empresa continuarão a saber surpreender os seus clientes com lançamentos e coleções inesperadas.

PremiumBAHR, aliança luso-nipónica

O restaurante BAHR &TERRACE, no Bairro Alto Hotel, em Lisboa, está a funcionar desde 2017, com uma cozinha que se aprecia da sala de refeições, desenhada especificamente pelo chef Hugo Rocha, que manda aqui.
Comentários