[weglot_switcher]

Centenas de bombeiros de toda a UE ajudam a combater incêndios em França

Os bombeiros alemães e os respetivos veículos chegaram nas primeiras horas desta manhã para ajudar a enfrentar o enorme incêndio entre Gironda e Landes, a sul de Bordéus, que se reacendeu esta semana. 
12 Agosto 2022, 16h17

Centenas de bombeiros de vários países da União Europeia (UE) foram mobilizados para território francês ajudar a combater os fortes incêndios que assolam o país há vários dias, naquela que já é uma demonstração de solidariedade internacional sem precedentes, segundo o “The Guardian”.

A maioria encontra-se ao longo de uma frente de fogo ativa de 40 quilómetros (26 milhas) no sudoeste de França, onde um incêndio descrito como “monstruoso” continuou a devastar florestas de pinheiros.

Os bombeiros alemães e os respetivos veículos chegaram nas primeiras horas desta manhã para ajudar a enfrentar o enorme incêndio entre Gironda e Landes, a sul de Bordéus, que se reacendeu esta semana.

Foram destacados bombeiros romenos, bem como equipas da Polónia, Áustria, Grécia e Itália para ajudar mais de 1.100 bombeiros franceses a tentar conter o fogo.

“Os nossos parceiros estão a vir em auxílio da França contra os incêndios. Obrigado. A solidariedade europeia está em ação”, escreveu Emmanuel Macron no Twitter, fazendo referência aos mais de 360 bombeiros que chegaram com veículos e aviões.

França depara-se com os incêndios florestais mais graves em vários anos, num verão marcado por temperaturas muito elevadas e seca.

Um bombeiro no local descreveu o incêndio de Landiras como “um monstro adormecido que pode acordar com qualquer rajada de vento”.

O incêndio já tinha destruído 14 mil hectares em julho – o mês mais seco em França desde 1961 – antes de ser apagado; contudo, nunca se tinha extinguido completamente.

O incêndio, que se reacendeu na terça-feira, terá sido causado por fogo posto, tendo já queimado 7.400 hectares e destruído 17 casas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.