PremiumCenteno alerta que juros devem subir “só quando for seguro fazê-lo”

O governador do Banco de Portugal indicou que uma subida dos juros “é desejável”, mas avisou que tal deverá ser feito só “quando for seguro”. Pediu também “calma e ponderação” aos colegas do BCE.

O governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, considera que “é desejável” que o Banco Central Europeu (BCE) venha a subir as taxas de juros, de modo a normalizar a política monetária, mas avisou que tal só deve acontecer “quando for seguro fazê-lo”.

Mário Centeno falava aos jornalistas, na apresentação do boletim económico de maio, no qual o BdP admitiu que a escalada da inflação já não está contida às componentes com preços mais voláteis, tendo começado a alastrar às componentes “tipicamente mais estáveis”, como os serviços de saúde e a restauração.o receio da recessão. Trata-se da quarta subida consecutiva nas taxas de juro, puxando-as para o valor mais alto desde 2009.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

Nova funcionalidade permite consultar online comprovativos de pagamento à Segurança Social

Os comprovativos de pagamento à Segurança Social já podem ser consultados online.

Portugal dispõe de mais 51 milhões para financiar setor da agricultura em crise

Portugal vai disponibilizar mais 51 milhões de euros de fundos para os agricultores, no âmbito do aumento de custos de produção, depois de Bruxelas ter aprovado a mobilização de verbas do desenvolvimento rural, anunciou hoje a ministra da Agricultura.

Mundo tem apenas “dez semanas” de abastecimento de trigo, alerta analista

Ao fornecer os dados, Menker alertou que, devido aos aumentos de preços este ano, outros 400 milhões em todo o mundo ficaram “inseguros em relação à alimentação”
Comentários