[weglot_switcher]

Centeno: “É o primeiro programa num contexto de verdadeira estabilidade”

Ministro das Finanças salientou que Portugal tem “contas equilibradas”, depois do processo de consolidação orçamental que dos últimos anos. “Essas contas permitem que se projete uma continuação da redução do peso da dívida pública que cairá para valores inferiores a 100% do PIB”, acrescentou.
15 Abril 2019, 12h34

O ministro das Finanças disse que o Programa de Estabilidade 2019-2021, apresentado esta segunda-feira, é o “primeiro programa num contexto de verdadeira estabilidade”. Mário Centeno assegurou ainda que Portugal está preparado para enfrentar as incertezas globais.

“Todos estes indicadores sustentam o amanhã, sustentam a projeção que apresentamos hoje no Programa de Estabilidade. É o primeiro programa desta natureza que é apresentado num contexto de verdadeira estabilidade”, disse Mário Centeno, em conferência de imprensa.

Centeno destacou que se projeta um saldo orçamental próximo do equilíbrio para este ano, mantendo a estimativa do Governo de défice de 0,2% do Produto Interno Bruto (PIB) para este ano. Na atualização do cenário macroeconómico a cinco anos, o Executivo projeta ainda um excedente orçamental a partir do próximo ano, de 0,3%.

O ministro da tutela realçou ainda a trajetória descendente da dívida pública. “A partir de 2020 a dívida pública em termos nominais cai. Não apenas em percentagem do PIB, mas em termos de valores absolutos”, disse.

“Os pilares daquilo que é e será a economia portuguesa no futuro não se constrói hoje. Tem vindo a ser construído ao longo dos últimos quatro anos”, disse.

Questionado sobre qual a segurança que os investidores podem ter de que Portugal entrou numa fase de estabilidade, o ministro das Finanças disse que “o melhor certificado da segurança orçamental em Portugal são os últimos três anos. Este é um processo que tem um valor absolutamente inestimável para o futuro de Portugal”.

“Era possível alterar o conjunto de políticas em Portugal cumprindo todos os objetivos a que o país se propunha”, referiu. Centeno assegurou ainda que o país “está preparado para enfrentar os riscos e as incertezas que se colocam a nível global”.

“É visto internacionalmente como um país que vive em estabilidade orçamental e económica”, referiu, destacando que o país atingiu “um porto de abrigo e segurança, impensável há três anos”.”Devemos estar preparados para ter ambição, mas ter a exata medida em que essa ambição se coloca”, acrescentou.

(Atualizada)

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.