Centeno: “Não entendo de onde vem o eco de batalhas internas, isso não existe”

“Pelo quinto ano consecutivo, os números que são apresentados são iguais aos números adiantados na primavera”, referiu o ministro, vincando que “com batalhas internas isso era impossível”.

O ministro das Finanças, Mário Centeno, rejeitou esta terça-feira que a elaboração da proposta do Orçamento de Estado para 2020 tenha ocorrido num contexto de divergências internas no Governo.

“Não entendo de onde vem o eco de batalhas internas, isso não existe”, afirmou Centeno, em conferência de imprensa, após ter na véspera entregue ao Parlamento a proposta do Orçamento do Estado de 2020, que prevê um excedente orçamental de 0,2% (o primeiro em décadas), crescimento económico de 1,9% e uma queda da dívida pública para 116,2% do Produto Interno Bruto.

“Pelo quinto ano consecutivo, os números que são apresentados são iguais aos números adiantados na primavera”, referiu o ministro, vincando que “com batalhas internas isso era impossível”.

Nas últimas semanas, vários órgãos de comunicação têm levantado a possibilidade de existirem divergências entre Mário Centeno e outros membros do Governo. Na semana passada, o primeiro-ministro, António Costa, admitiu divergências com Centeno, na qualidade de presidente do Eurogrupo, sobre o orçamento da zona euro, devido à “fórmula mal desenhada” deste instrumento, mas afastou “constrangimentos”.

Esta terça-feira, Centeno alertou que “se as noticias são com base em fontes não identificadas, os senhores jornalistas não estão a fazer um bom serviço ao país”.

Relacionadas

Portugal vai deixar o grupo de países “que estão na cauda do indicador da dívida”, diz Centeno

“A tratéjoria da redução da dívida mantém-se e coloca a dívida em patamares claramente inferiores a 120% do PIB e totalmente compatíveis com o objetivo estabelecido para esta legislatura de trazer a divida para níveis inferiores a 100%”, vincou o ministro das Finanças.

Centeno: “O excedente orçamental não é um objetivo por si só”

Mário Centeno explicou hoje as contas públicas portuguesas para o próximo ano. O ministro destacou a coesão que existe hoje no Governo.

Veja aqui a conferência de imprensa de Mário Centeno sobre o OE 2020

Mário Centeno está a apresentar as medidas do Orçamento de Estado 2020. Acompanhe a conferência de imprensa do ministro das Finanças.
Recomendadas

Cheque-família começa a ser pago a partir de 20 de outubro, anuncia Marques Mendes

No seu espaço habitual de comentário ao domingo no Jornal da Noite da Sic, Marques Mendes assegurou que este apoio, anunciado pelo Governo a 5 de setembro, vai começar a chegar às contas bancárias das famílias a partir do dia 20 do próximo mês.

Comissão Europeia diz que Portugal é “moderadamente inovador”

O país encontra-se no grupo dos países moderadamente inovadores, passando da 19ª para a 17ª posição entre os 27 Estados-Membros, segundo os dados da Comissão Europeia tornados públicos pela ANI (Agência Nacional de Inovação).

Emirados Árabes Unidos vão fornecer à Alemanha gás liquefeito e gasóleo em 2022 e 2023

Segundo a agência noticiosa oficial dos Emirados, Wam, o acordo prevê a exportação de uma carga de gás natural liquefeito (GNL) para a Alemanha no final de 2022, seguida do fornecimento de quantidades adicionais em 2023.
Comentários