[weglot_switcher]

Central a carvão do Pego. Abertas as candidaturas para compensações para ex-trabalhadores (com áudio)

Esta compensação é atribuída pelo Fundo Ambiental e “será correspondente ao valor médio anual do vencimento líquido, incluindo subsídios de férias e de Natal”.
  • Paulo Cunha/Lusa
10 Dezembro 2021, 10h25

Os trabalhadores da central a carvão do Pego já se podem candidatar a receber uma compensação pelo encerramento da central, que fechou as portas recentemente.

Esta medida, no âmbito do mecanismo de compensação para uma transição justa, destina-se a “mitigar os impactes socioeconómicos da transição climática sobre os trabalhadores mais diretamente afetados”, anunciou hoje o ministério do Ambiente.

Esta compensação é atribuída pelo Fundo Ambiental e “será correspondente ao valor médio anual do vencimento líquido, incluindo subsídios de férias e de Natal. Para tal devem cumprir com as condições estabelecidas no respetivo regulamento, incluindo a frequência de formação que lhes seja destinada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional”.

Este mecanismo “tem como objetivo garantir a manutenção do rendimento dos trabalhadores afetados direta e indiretamente pelo fim da produção de eletricidade a partir de carvão na Central Termoelétrica do Pego, e pelo seu consequente encerramento, durante uma fase de transição até que estes encontrem emprego”.

O ministério do Ambiente recorda que estão em curso o ‘Procedimento concursal para a atribuição de reserva de capacidade de injeção na rede elétrica de serviço público do Pego’ e o ‘Aviso para a submissão de propostas de investimento para a diversificação económica para uma transição justa no Médio Tejo’ que “contribuirão para gerar novos empregos no território em apreço”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.