Centro de Química da Madeira promove ciclo de conferências a partir de 5 de julho

As inscrições decorrem até dia 4 de julho de 2021, no site do CQM. As condições de acesso e segurança em contexto pandémico, nomeadamente o uso de máscara e o distanciamento social, deverão ser escrupulosamente respeitados por todos os presentes.

O Centro de Química da Madeira (CQM) vai dar início já a partir do próximo dia 5 de julho ao ciclo de conferências denominado “CQMTalks”.

O objetivo desta iniciativa é promover a apresentação de conhecimento com elevado impacto na sociedade, a partilha de visões sobre o conhecimento e a inovação num contexto de políticas públicas, produtos inovadores, experiências profissionais, ideias de especialistas e opinion makers que atuam em contexto nacional e internacional de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (I&D&I).

A primeira conferência vai decorrer na próxima segunda-feira, dia 5 de julho, às 11h, em formato
híbrido (presencial e online), com o tema “Using Gene Therapy Approaches to Prevent
Pandemics”. Nesta sessão, serão discutidas as tecnologias à base de mRNA para possível
tratamento de doenças, desde as oncológicas às infeciosas.

A conferência vai abordar também o desempenho das vacinas no tratamento dos doentes infetados com a Covid-19 e o desenvolvimento de uma estratégia para fazer face às ameaças de pandemias emergentes. Serão ainda apresentados dados pré-clínicos que evidenciam o desenvolvimento de um tratamento de prevenção da pandemia em menos de 60 dias a partir da identificação da ameaça.

A conferência vai ser proferida por Luís Santos, Team Leader e especialista em
desenvolvimento farmacêutico e biotecnológico na companhia americana AstraZeneca, instituição
onde exerce funções desde 2016.

Vai contar também com a presença de Luís Santos, ex-investigador do CQM, doutorado em
Química de Materiais pelo Departamento de Química da Universidade da Madeira (2009), detentor
de um MBA (Master of Business Administration) em Gestão de Desenvolvimento pela Wharton
School of Business da Universidade da Pensilvânia (2020) e um dos galardoados com a distinção
Alumni pela Universidade da Madeira, 2021.

Este conferencista conta com mais de dez anos de experiência e conhecimento em terapias genéticas, incluindo as de mRNA, tecnologias de edição de genes, oligonucleotídeos antisense, siRNA e plataformas de distribuição de medicamentos.

As inscrições decorrem até dia 4 de julho de 2021, no site do CQM. As condições de acesso e segurança em contexto pandémico, nomeadamente o uso de máscara e o distanciamento social, deverão ser escrupulosamente respeitados por todos os presentes.

Recomendadas

Curso de Catástrofe na Madeira forma 167 profissionais

O Secretário Regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, também acompanhou e participou em alguns dos exercícios de simulação dinamizados nesta edição que foi também um teste à operacionalidade do Plano Regional de Emergência de Proteção Civil da RAM.

PAN reivindica plano de acessibilidade pedonal para o Funchal

O partido considera que a falta de passeios e o excesso de poluição nos acessos às escolas e nas suas áreas envolventes é um dos “grandes problemas” no município do Funchal.

PS quer criar Polícia Municipal no Funchal

Com a Polícia Municipal o PS pretende que o Funchal “esteja munido de um instrumento que visa dar uma melhor resposta na área da fiscalização e ocupação do espaço público, nas questões relacionadas com o policiamento e com o trânsito, num trabalho desenvolvido conjuntamente com o Comando Regional da Polícia de Segurança Pública e demais autoridades competentes”.
Comentários