[weglot_switcher]

Centro Internacional de Negócios da Madeira com balanço muito positivo em 2016

O Centro Internacional de Negócios da Madeira registou em 2016 um aumento da receita fiscal, uma subida do emprego direto no CINM e um crescimento exponencial do Registo Internacional de Navios da Madeira (MAR).
20 Fevereiro 2017, 12h06

Aumento da receita fiscal, subida do emprego direto no Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM) e crescimento exponencial do Registo Internacional de Navios da Madeira (MAR) foram três consequências positivas que a Sociedade de Desenvolvimento da Madeira (SDM) constatou na análise à evolução do centro internacional em 2016.

Segundo a SDM, a 31 de dezembro do ano passado encontravam-se a operar nos três setores de atividade do CINM 1.996 entidades, das quais 1.458 nos Serviços Internacionais, 47 na Zona Franca industrial e 491 no MAR.

Aos três dados relevantes já referidos, há mais um dado a ter em linha de conta que tem a ver com o número de licenciamentos de novas sociedades ao abrigo do Regime IV. Enquanto que em 2015 o total alcançado foi de 57 sociedades, em 2016 foram licenciadas 177, o que representa uma adesão média mensal de cerca de 15 novas sociedades.

Mais de 25% das sociedades atualmente a operar no âmbito do CINM estão licenciadas ao abrigo do Regime IV. Atente-se que este regime já atraiu mais de 400 empresas desde a altura em que entrou em vigor em julho de 2015.

Por isso mesmo, estes são indicadores positivos que demonstram tanto as valias intrínsecas ao Regime IV do CINM como o resultado do trabalho promocional que tem sido desenvolvido após a aprovação do mesmo.

MAR recordista

No que respeita ao MAR, trata-se da área do CINM que assinalou a melhor performance de sempre em 2016, voltando a quebrar todos os recordes relacionados com o setor, tais como o número de registos, a tonelagem de arqueação bruta e a idade média dos navios, afirmando o seu contributo concreto para o desenvolvimento do cluster marítimo na Região Autónoma da Madeira e no país.

Zona Franca industrial

Quanto à Zona Franca industrial, para além das novas empresas em operação e dos 663 postos de trabalho existentes, importa frisar que os capitais sociais das empresas instaladas no parque industrial ultrapassam os 436 milhões de euros. Para além deste valor, refira-se também que o investimento total efetuado na Zona Franca Industrial pelos operadores e pela SDM em infraestruturas, edifícios e equipamento, já ultrapassa os 260 milhões de euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.