[weglot_switcher]

Centro que fez relatório sobre Pedrógão acusa EDP de limpar indícios da origem do fogo

O coordenador do Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais da Universidade de Coimbra disse à TSF que a energética foi a dois locais limpar árvores após ter conhecimento do relatório.
  • Carlos Barroso / Lusa
15 Dezembro 2017, 10h29

O Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais da Universidade de Coimbra, que elaborou o relatório sobre o fogo de Pedrógão Grande para o Governo, acusou a EDP de limpar indícios da origem do fogo.

A notícia está a ser avançada pela TSF e refere que o coordenador do Centro afirmou que a energética foi a dois locais limpar árvores após ter conhecimento do relatório. Apesar de a limpeza não ter prejudicado o processo judicial, porque há outras provas como fotografias, Xavier Viegas explicou à rádio que é um mau principio limpar uma área em investigação.

Segundo a TSF, no passado mês de setembro, foi enviado um pedido para suspender as limpezas nos dois locais debaixo das linhas elétricas nas quais o relatório concluiu haver indícios do começo das chamas. “Infelizmente esse pedido não foi efetuado e entretanto foi feita uma intervenção de limpeza nos dois locais que nós indiciámos como origem dos incêndios”, assinalou coordenador do Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais da Universidade de Coimbra.

“Os incêndios que ocorreram na região de Pedrógão afetaram significativamente as redes elétricas de distribuição e todas as intervenções posteriores tiveram o objetivo de repor as condições de segurança das redes e assegurar o abastecimento elétrico às populações”, respondeu à rádio a EDP Comercial, quando questionada sobre a limpeza.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.