[weglot_switcher]

CEO da PayPal: “Criptomoedas serão ‘mainstream’ mas os ataques cibernéticos deixam-me acordado à noite”

Dan Schulman, CEO da PayPal, explicou como a plataforma de comércio eletrónico permitiu aos seus utilizadores comprar produtos com criptomoedas. “O mundo está a digitalizar-se”, vincou, alertando ainda para as ameaças dos ataques cibernéticos: “não quero entrar no computador e ver só zeros”.
  • Dan Schulman - CEO da PayPal - Web Summit 2020
    Dan Schulman – CEO da PayPal – Web Summit 2020
2 Dezembro 2020, 13h51

Dan Schulman, CEO da PayPal há seis anos, não tem dúvidas: hoje em dia, mais do que nunca, o futuro do sistema financeiro passa pela digitalização. “Num período de seis meses, a pandemia acelerou tendências que já existiam em cerca de três a cinco anos. Há indústrias que estão a adotar uma estratégia digital e, segundo uma pesquisa de mercado da Mastercard, 70% dos consumidores estão a afastar-se do dinheiro físico”, disse esta quarta-feira, numa conferência da Web Summit, realizada por meios telemáticos e dedicada ao futuro dos meios de pagamento.

A PayPal, gigante do comércio eletrónico criada por Elon Musk, está na linha da frente da inovação dos meios de pagamentos, mas Dan Schulman continua a imprimir os extratos bancários. “Uma das coisas que me deixa acordado à noite é a ameaça dos ataques cibernéticos”, revelou, explicando que “nenhuma empresa está imune”. “Em média, uma empresa norte-americana é atacada quatro milhões de vezes por ano e as instituições financeiras cerca de milhares de milhões de vezes. Por isso, quero ter sempre o registo dos meus ativos por oposição a um dia entrar no meu computador e ver apenas uma série de “zeros”, porque o dinheiro hoje em dia são apenas dígitos”, salientou.

Apesar do risco dos ataques cibernéticos num mundo financeiro cada vez mais digital, o CEO da gigante tecnológica realçou que as “moedas digitais vão tornar-se mainstream“. “O mundo inteiro está a encaminhar-se para o digital. As transações que anteriormente eram digitais apenas online, são-no agora também no offline — numa loja podemos pagar com cartões contacless, com o toque do telemóvel ou através de um código QR. Eventualmente, toda a gente fará parte do mundo das moedas digitais”, disse Schulman na conferência ” The Cashless era: in conversation with Dan Schulman”, que teve cerca de mil visualizações.

Recentemente, a PayPal permitiu que os seus utilizadores comprem, detenham e vendam criptomoedas nas carteiras digitais da plataforma de comércio eletrónico, correspondendo a cerca de 54% das pretensões dos clientes que utilizam os serviços da empresa, que fez um levantamento de mercado. Mas até que ponto é que uma criptomoeda é útil para comprar e vender produtos? Ou, dito de outra forma, até que ponto é que uma criptomoeda poderá ser utilizada como o dinheiro físico que todos conhecemos?

Questionado sobre isto, Dan Schulman reconheceu que um dos problemas associados com as criptmoedas tinha que ver com a volatilidade que lhe estava associada, como aconteceu, por exemplo, com a Bitcoin. “Nós acelerámos o processo de utilização de criptomoedas que têm a capacidade de serem utilizadas como um instrumento de financiamento para se comprarem produtos a qualquer um dos nossos 28 milhões de comerciantes. Fizemo-lo porque, quando alguém compra uma criptomoeda, quererá utilizá-la como um investimento e como uma fonte de financiamento. Retirámos os riscos associados à volatilidade convertendo imediatamente a taxa de câmbio [da criptomoeda em dinheiro] e as comissões associadas às criptomoedas. E isso incrementou a utilidade das criptomoedas, não apenas como uma classe de ativos, mas também como parte do comércio” tradicional, disse o CEO do PayPal.

Isto significa que atualmente os utilizadores do PayPal podem comprar produtos na plataforma eletrónica pagando com criptomoedas. “Tornámos possível que o consumidor saiba exactamente qual é a taxa de câmbio em determinado momento. Se, por exemplo, eu quiser usar 0,1 unidades de Bitcoin para comprar um produto, nós fazemos a conversão de forma imediata”, explicou Dan Schulman.

Mas as criptomoedas, nomeadamente a Bitcoin, continuam a ser um bom investimento. “Pessoalmente sou ‘bullish’ porque tem disponibilidade limitada e ainda não usámos completamente as vantagens do blockchain. Creio que se for criado um sistema financeiro por cima de tecnologia nova, que é mais rápida, mais barata e mais eficiente, será positivo para a inclusão financeira”, disse Schulman. “No longo-prazo, sou muito bullish em relação às criptomedas”, salientou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.