[weglot_switcher]

CEO do Barclays multado em quase um milhão de euros pelo escândalo dos informadores

Jes Stanley foi alvo de multa devido às suas tentativas para encontrar um informador no banco britânico. Este valor corresponde a 10% do seu vencimento anual.
  • Toby Melville/Reuters
11 Maio 2018, 12h56

Jes Stanley, CEO do banco inglês Barclays foi multado em 870 mil dólares ( 988 mil euros) pela Autoridade de Conduta Financeira (FCA) britânica, pela sua tentativa de tentar encontrar um informador do Barclays. A notícia é avançada esta sexta-feira pela “Bloomberg”, que escreve que a verba corresponde a 10% do salário anual.

“Jes Stanley violou um padrão de cuidados exigidos e esperados por parte de um chefe-executivo. Os informadores desempenham um papel fundamental na exposição de más práticas e condutas no setor financeiro”, afirmou Mark Steward, diretor executivo e de supervisão de mercado da FCA.

Segundo um porta-voz da Autoridade de Conduta Financeira esta é a terceira maior multa alguma vez imposta a uma pessoa pelo regulador. O caso começou em 2016, quando o board do Barclays recebeu uma carta anónima que levantou suspeitas no processo de recrutamento de um antigo colega de Jes Stanley, no JP Morgan Chase.

Stanley tentou descobrir o autor da carta anónima mesmo tendo sido aconselhado a não o fazer. O Barclays abriu uma investigação onde concluiu que o CEO “acreditava honestamente, mas ainda assim de forma errada” que as suas ações eram permitidas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.