[weglot_switcher]

Cerca de metade dos jovens eleitores alemães apoiam Angela Merkel

Dos potenciais eleitores, com idades entre os 18 e 21 anos, 47% apoia a chanceler Merkel, contra 29% a favor de Schulz.
  • Reuters
11 Abril 2017, 11h45

De acordo com uma sondagem do Instituto Forsa, divulgada esta terça-feira pela agência Reuters, cerca de metade dos eleitores que já haviam votado em Angela Merkel apoiam a chanceler, enquanto esta se prepara para um quarto mandato no cargo em setembro.

De entre os potenciais eleitores, Merkel contou com 43% dos votos, contra 32% para Martin Schulz, o chanceler candidato do Partido Social-Democrata da Alemanha. No entanto, a tendência aumentou para 47%, contra 29%, entre os jovens eleitores de 18 a 21 anos, segundo revela o recente estudo de opinião.

Manfred Guellner, chefe do Instituto Forsa, explica, citado pela Reuters, que ao contrário de Schulz, a chanceler Merkel “acompanhou” o crescimento dos jovens. Guellner referiu ainda que os dados mais recentes mostram que “principalmente os jovens procuram estabilidade e continuidade nestes tempos incertos”.

Quanto aos partidos, a sondagem realizada para a revista Stern e a emissora RTL colocou os democratas cristãos da Merkel (CDU) e o CSU com 36% dos votos, ou seja, seis pontos percentuais à frente do SPD do ex-presidente do Parlamento Europeu Martin Schulz.

Uma segunda pesquisa do INSA para o jornal “Bild” deu à CDU/CSU uma vantagem de 1,5 pontos antes da eleição nacional de 24 de setembro. O partido Alternativa para a Alemanha (AfD), anti-imigrante, que tinha visto seu apoio enfraquecer nos últimos meses, encontra-se estável nos 8%, segundo a pesquisa Forsa, acrescentando um ponto a 10% na pesquisa INSA.

É provável que o Partido Democrático livre de pró-negócios volte ao parlamento, ganhando um ponto percentual para 6%, na pesquisa Forsa, e 1,5% para 6,5% na pesquisa INSA.

Tanto Merkel como Schulz esperam formar novos governos com partidos menores, mas ambas as sondagens sugerem que a “grande aliança” que os dois partidos operam atualmente deverá continuar.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.