[weglot_switcher]

Certif consolida liderança e reforça atividade no exterior

A Certif é o único Organismo Notificado nacional no âmbito do Regulamento dos Produtos de Construção que pode oferecer esse serviço às empresas.
24 Março 2019, 11h04

A CERTIF manteve, em 2018, a rota de constante crescimento e consolidação da posição de liderança na certificação de produtos e serviços e na Marcação CE nos produtos de construção. Foram emitidos durante o ano cerca de 160 certificados, destinando-se, muitos deles, a processos de exportação.

As relações internacionais ocupam um espaço relevante na atividade da CERTIF, que aumentou a sua faturação no exterior de 35% para 36,5%, sendo ainda de salientar que uma grande parte da sua atividade está ligada a produtos que se destinam à exportação.

Certificação de produtos
Sendo o core-business da CERTIF a certificação de produtos (em conjugação com a Marcação CE) representou 78,5% do volume de negócios, dos quais 66% se referem aos produtos de construção.

Certificação de serviços
A certificação de serviços continuou, maioritariamente, dedicada ao serviço de instalação, manutenção e assistência técnica de equipamentos fixos de refrigeração, ar condicionado e bombas de calor que contenham gases fluorados com efeito de estufa. Foram emitidos este ano mais de 160 novos certificados, estando válidos 1200, e mantendo-se vários processos em curso.

Certificação de sistemas de gestão
A certificação de sistemas de gestão manteve-se como uma atividade complementar, com interesse para clientes com certificação de produto ou serviço.

Certificação de processos
Foram certificados três novos sistemas de controlo da produção de betão em centrais instaladas em barragens.

Certificação de pessoas
A certificação de pessoas resulta de duas parcerias, uma com a ADENE, na área das energias renováveis e eficiência energética, e outra com o CTCV, para auditores de sistemas de gestão da qualidade e ambiente.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.