Certificado digital e de recuperação: Sabia que tem de renovar ao fim de 180 dias? (com áudio)

Segundo o portal do Serviço Nacional de Saúde, quem foi vacinado há mais de seis meses têm que renovar o certificado digital para que seja válido.

Créditos: Cintramédica

Se foi vacinado há mais de seis meses, tenha atenção: é preciso renovar o certificado digital europeu.

Segundo o site do Serviço Nacional de Saúde, este documento, que atualmente tem que ser apresentado para se aceder a vários estabelecimentos comerciais, tem uma validade de 180 dias e por isso, para evitar a sua caducidade, basta solicitar um novo certificado antes do final deste prazo. Este novo certificado Covid-19 terá, igualmente, uma validade de 180 dias, aconselha o SNS.

Para proceder à renovação do certificado, é necessário fazer um novo pedido através do portal do SNS 24, a aplicação do SNS24, disponível para Android e IOS ou num dos balcões dos 750 Espaços Cidadão que existem em Portugal continental.

Entretanto, devido a este prazo de 180 dias, os primeiros vacinados em Portugal receberam SMS a dar conta de que este “passaporte” tinha expirado.

À semelhança do certificado digital, também o documento que comprova a recuperação da doença Covid-19 tem datas limite. Só são aceites os que atestem que o titular recuperou de uma infeção depois de a sequência de um resultado positivo num teste moleculares de amplificação de ácidos nucleicos (TAAN) realizado há mais de onze dias e menos de 180 dias.

Recomendadas

Crédito pessoal para jovens: 8 dicas para conseguir

O crédito pessoal para jovens pode ser mais difícil de obter, pela instabilidade profissional e baixos rendimentos nesta fase. Saiba o que é necessário.

Como funciona o pagamento dos cartões de crédito?

Se fizer compras com o cartão durante um certo período de tempo, quanto pagará no final do mês? Descubra como funciona o pagamento dos cartões de crédito.

JE Bom Dia. Black Friday decorre hoje em todo o mundo

Bom dia. Chegou a data mais aguardada para os consumidores e retalhistas. Em todo o mundo, a Black Friday deverá trazer alguns indicadores quanto ao consumo interno nas economias ocidentais. Como sempre, está nas bancas de todo o país mais uma edição do JE.
Comentários