Certificados digitais vão permitir acesso a casamentos e batizados (com áudio)

A informação foi revelada pelo primeiro-ministro, António Costa durante a conferência de imprensa de aprovação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Certificado digital entrará em vigor na União Europeia a partir do dia 1 de julho.

Os certificados digitais vão substituir os testes de Covid-19 não só para que os cidadãos possam viajar pelos países da União Europeia, mas também o acesso a casamentos e batizados, que têm novas regras. A informação foi revelada esta quarta-feira, 16 de junho, pelo primeiro-ministro, António Costa, durante a conferência de imprensa de aprovação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), onde esteve também presente a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

A introdução destes certificados abre a oportunidade ao Governo de utilizar esse certificado “não só para os fins de entradas e saídas nas fronteiras, mas também para outros fins, designadamente casamentos, batizados e outros eventos do género possam realizar-se em segurança sem necessidade de testes suplementares”, referiu António Costa aos jornalistas.

O certificado digital em vigor em toda a União Europeia no próximo dia 1 de julho. mas o primeiro-ministro afirmou ainda que hoje mesmo o Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai começar a emitir os primeiros certificados digitais para os cidadãos portugueses e começará, a partir de amanhã, a estar disponível no site do SNS a possibilidade de cada cidadão solicitar o seu certificado digital.

Nesta conferência de imprensa, António Costa aproveitou também para frisar que o PRR português “não é um plano só para responder à dor desta crise”, mas também “para nos permitir ir mais rápido e além na convergência com a União Europeia”.

Para António Costa, a aprovação do PRR é um sinal de união entre todos os Estados-membros. “Hoje é o dia em que a esperança se converte em confiança, na certeza de que vai ser possível lançar de uma forma ambiciosa e robusta, a recuperação económica em toda a União Europeia”, salientou.

Relacionadas

Portugal emitiu hoje os primeiros certificados digitais Covid

Os três tipos de certificado (vacinação, teste PCR ou recuperação) podem ser requisitados através do portal online do SNS 24.

Certificados digitais Covid são gratuitos e podem ser consultados no portal SNS24 ou enviados por email (com áudio)

Os certificados digitais covid-19, que devem começar a ser emitidos em Portugal esta semana, são gratuitos, emitidos em formato digital e podem ser consultados no portal do SNS 24, na aplicação móvel do SNS ou enviados por email ao titular.
Recomendadas

JE Bom Dia. Alemanha e Espanha arrancam ronda de divulgações da inflação

Bom dia. Duas das principais economias europeias começam hoje a divulgar dados da pressão inflacionária, num dia em que a Comissão Europeia revela também dados do sentimento económico.

JE pioneiro a exibir vídeo na plataforma Spotify

O JE, que disponibiliza vários podcasts nesta plataforma de streaming, tornou-se pioneiro ao agregar o formato vídeo no Spotify, plataforma que até há pouco tempo apenas permitia o upload em formato de áudio.

O Mundial de todas as contradições em análise. Ouça o “Atlantic Connection”

Com apresentação de Giovanna Oliveira e José Carlos Lourinho, o Atlantic Connection é um programa produzido em parceria pela BM&C News e pelo Jornal Económico, que oferece uma perspectiva em português sobre os grandes temas da atualidade global.
Comentários