[weglot_switcher]

Certificados do Tesouro Poupança Mais vão dar prémio de 2,14% em maio

Estes produtos de poupança do Estado para aforradores, que estiveram disponíveis até ao ano passado, têm uma maturidade máxima de cinco anos e uma taxa de juro anual crescente, consoante o desempenho da economia.
29 Abril 2018, 14h42

O prémio de remuneração dos Certificados do Tesouro Poupança Mais (CTPM) em vigor no próximo mês de maio será de 2,14%, segundo anunciou a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública – IGCP. O cálculo do prémio é feito de acordo com o crescimento económico português e foi atualizado com base nos dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas.

Estes produtos de poupança do Estado para aforradores, que estiveram disponíveis até ao ano passado, têm uma maturidade máxima de cinco anos e uma taxa de juro anual crescente. Distribuída pelos anos, a taxa de juro é a seguinte:

  • 1.º ano – 1,25%
  • 2.º ano – 1,75%
  • 3.º ano – 2,25%
  • 4.º ano – 2,75%
  • 5.º ano – 3,25%

No quarto e quinto anos, ao valor da taxa de juro fixada, acresce um prémio, que é divulgado pelo IGCP, no penúltimo dia útil do mês anterior à data de pagamento de juros, correspondente a 80% do crescimento médio real do PIB a preços de mercado nos últimos quatro trimestres conhecidos no mês anterior à data de pagamento de juros.

Estes valores dizem respeito a CTPM subscritos até dia 27de outubro de 2017, data em que foram substituídos pelos novos Certificados do Tesouro Poupança Crescimento (CTPC).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.