[weglot_switcher]

César define como prioritária reforma pela transparência na atividade política

Carlos César discursou na abertura do segundo dos três dias de trabalhos do 22º Congresso Nacional do PS, depois de ter sido reeleito presidente deste partido com mais de 96% dos votos.
  • O presidente do PS, Carlos César em conversa com o secretário-geral do partido, António Costa
26 Maio 2018, 11h44

O presidente do PS definiu este sábado como missão central o reforço da transparência da atividade política, em particular dos atos e decisões das entidades públicas, alegando que esta é a única via eficaz para travar os populismos.

Estas palavras foram proferidas por Carlos César na abertura do segundo dos três dias de trabalhos do 22º Congresso Nacional do PS, depois de ter sido reeleito presidente deste partido com mais de 96% dos votos.

Parte substancial da intervenção do líder parlamentar socialista foi dedicada à questão da transparência na vida política, com alusões indiretas a fenómenos de corrupção que, na sua opinião, têm minado a confiança dos cidadãos no regime democrático.

“Temos, simultaneamente, a responsabilidade cívica de liderar a recuperação da confiança dos portugueses na nossa democracia e nos seus partidos e, para isso, a responsabilidade antecedente de reformar e socializar o partido, de reformar e melhorar os sistemas de participação e representação eleitorais, de reformar e descentralizar o Estado, de reformar e vitalizar os mecanismos de escrutínio da atividade política, dos seus resultados e da transparência dos atos e decisões das entidades públicas”, acentuou Carlos César.

Por isso, para o presidente do PS, impõe-se ao seu partido combater os fenómenos que têm contribuído para “o descrédito da política e para o afastamento dos cidadãos”. ~

“E, entre eles, estão, seguramente, as dimensões de transparência do exercício de cargos públicos e da natureza, origem e razões das suas decisões. Para partidos como o nosso, que defendem um Estado útil, providente no que é necessário, eficiente e moderno, importa conseguir, em simultâneo, um Estado melhorado na qualidade da sua democracia, renovado na defesa do interesse público, dos valores republicanos e da transparência da atividade governativa”, disse.

Neste ponto, deixou um aviso a todos os que contestam parte do ‘pacote’ da transparência em fase de debate final na Assembleia da República, entre os quais alguns deputados do seu próprio partido.

“Não hesitaremos, no plano parlamentar, em avançar na missão de reformar a legislação aplicável aos titulares de cargos políticos e de introduzir na ordem jurídica nacional soluções, com sucesso noutros sistemas democráticos e nas instituições europeias. Os tempos que correm nas democracias bem justificam estes esforços. Não tenhamos dúvidas: Quando a nossa democracia fraqueja é a vida dos portugueses que se desguarnece”, advertiu.

Mas o presidente do PS foi ainda mais longe nos seus avisos.

“Não tenhamos dúvidas: O combate pela transparência é um travão ao populismo; o combate pela transparência deve coincidir com a valorização da política e dos políticos; o combate pela transparência é um dos mais valiosos contributos para a democracia. E o combate pela democracia é, sempre foi e sempre será, o combate maior do PS”, acrescentou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.