[weglot_switcher]

CGTP apela ao aumento do salário mínimo para 800 euros entre outras medidas

A confederação intersindical espera aumentos de todos os salários em 90 euros, assim como aumentos extraordinários de todas as pensões e reformas e a “aplicação de um imposto que incida sobre os lucros colossais das grandes empresas”, refere em comunicado.
  • Manifestação da CGTP na Avenida Almirante Reis em Lisboa. Inês Amado/JE
8 Agosto 2022, 16h13

A CGTP exige medidas imediatas, de forma a “aumentar os salários e pensões, travar a especulação, a degradação das condições de vida e a exploração”. De acordo com a confederação intersindical, tem-se notado, em Portugal, perda de poder de compra por parte dos cidadãos e degradação das condições de trabalho e de vida.

Num comunicado de imprensa divulgado esta segunda feira, exigem-se várias medidas, que a CGTP diz serem urgentes. Entre elas, o aumento de todos os salários em 90 euros, a subida do Salário Mínimo Nacional para 800 euros, o aumento extraordinário de todos os salários que foram revistos mas cuja revisão foi absorvida pela inflação, assim como de todas as pensões e reformas, a subida das prestações de apoio social, a fixação de preços máximos nos preços dos bens e serviços essenciais.

Sugere-se ainda a “aplicação de um imposto que incida sobre os lucros colossais das grandes empresas”. Refere-se no mesmo documento que “19 grandes empresas e grupos económicos acumularam mais de 14 milhões de euros por dia” em 2021, enquanto o primeiro semestre deste ano foi assinalado por “aumentos gigantescos dos lucros”, destaca ainda a CGTP.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.