[weglot_switcher]

Champalimaud reforçam influência nos CTT. Herdeiro da família nomeado como administrador não executivo

Duarte Palma Leal Champalimaud, filho de Manuel Champalimaud, dono da Manuel Champalimaud SGPS (antiga Gestmin) que é a acionista maioritária dos CTT, foi cooptado para integrar o conselho de administração da operadora postal enquanto vogal não executivo, para completar o mandato em curso que finda este ano. Gestor aguarda aprovação dos acionistas em assembleia geral.
  • Manuel Champalimaud na foto. É o dono da sociedade Manuel Champalimaud, que controla a acionista maioritária dos CTT, a Gestmin
20 Junho 2019, 17h15

Duarte Palma Leal Champalimaud, filho de Manuel Champalimaud e neto do falecido António Champalimaud, foi escolhido por cooptação para integrar o conselho de administração dos CTT enquanto vogal não-administrador, até ao fim do mandato que termina em 2019, de acordo com o comunicado à Comissão do Mercado de Valores Imobiliários (CMVM) na quarta-feira.

“Os CTT – Correios de Portugal informam que o Conselho de Administração, hoje [quarta-feira, 19 de junho] reunido, deliberou cooptar Duarte Palma Leal Champalimaud para as funções de vogal não executivo do conselho de administração dos CTT, para completar o mandato em curso (2017-2019) na sequência da renúncia ao cargo de Administrador apresentada por Francisco José Queiroz de Barros de Lacerda”, lê-se.

A entrada de Duarte Champalimaud representa um reforço da posição da sua família no seio dos interesses da operadora postal, privatizada em 2014 e que detém a concessão do serviço público e universal da rede postal nacional.

Com a queda de Francisco Lacerda na liderança dos CTT, a família Champalimaud posicionou-se dentro da operadora postal com a nomeação de João Bento para liderar a empresa, uma vez que o nome foi imposto pela Manuel Champalimaud SGPS (Gestmin), empresa que detém a participação maioritária dos CTT e que é controlada por Manuel Champalimaud.

A “cooptação [de Duarte Champalimaud] será submetida a ratificação na próxima Assembleia Geral dos CTT”, refere o mesmo comunicado. O gestor é ainda vice-presidente da holding de Manuel Champalimaud, que controla atualmente mais de 13% do capital dos CTT.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.