[weglot_switcher]

Chegou a vez do WhatsApp: vêm aí as stories

A aplicação de troca de mensagens está a seguir o caminho do Snapchat e do Instagram. A atualização vai estar brevemente disponível em todo o mundo.
  • Imagem da nova atualização dos estados do WhatsApp / Fonte: WhatsApp
21 Fevereiro 2017, 16h28

No dia 24 de fevereiro, sexta-feira, o WhatsApp celebra oito anos de existência. Em 2009 a função da aplicação era muito limitada e em nada se compara ao que a app agora oferece. Em modo de comemoração o WhatsApp anunciou esta semana que vai possibilitar aos utilizadores a atualização do “estado” através de stories.

Estas stories (ou histórias) desaparecem ao fim de 24 horas, e podem incluir imagens, vídeos, GIF’s, emoji’s e texto, seguindo assim a mesma estratégia adotada pelo Instagram em agosto de 2016. O conceito de fotografias ou vídeos efémeros foi introduzido pelo Snapchat em 2011, conquistando mais de 156 milhões de utilizadores em todo o mundo até dezembro de 2016. Mas, com a adaptação do conceito por parte do Instagram, o Snapchat viu a sua atividade reduzida em 80%, ao que muitos chamaram a “morte” do fantasma.  O Facebook, que detém tanto o Instagram como o WhatsApp (comprado por 19 mil milhões de dólares), quer agora ver se consegue resultados tão bons na aplicação de troca de mensagens como na aplicação de partilha de fotografia.

Esta atualização representa uma maior mudança para o WhatsApp, que pela primeira vez vai alterar o objetivo da sua função. O WhatsApp é uma aplicação que as pessoas utilizam apenas para enviar e receber mensagens e chamadas, através de um chat encriptado, mas as stories podem abrir portas à publicidade.

“Assim que abrir a nova barra do estado vai poder ver as histórias de amigos e familiares que são usam o WhatsApp”, disse um porta-voz da aplicação à VentureBeat. “Pode responder em privado às atualizações de seus amigos e controlar quem vê o que partilha”.

Para 2017 também está prevista outra grande mudança no WhatsApp. A aplicação vai começar a permitir que as empresas utilizem a plataforma para trocar mensagens com os clientes. O WhatsApp alterou a sua política de privacidade e os termos e condições em antecipação à alteração e começará a partilhar mais informações com a empresa-mãe, o Facebook, incluindo os números de telefone dos utilizadores.

Este anúncio foi feito uma semana depois do Snapchat se ter estreado no Wall Street com uma avaliação de 22 mil milhões de dólares.

A atualização vai estar disponível em breve em todo o mundo para IOS, Android e Windows Phone.

 

WhatsApp em 2009
WhatsApp em 2009

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.