[weglot_switcher]

Chelsea. Cada ponto ganho na Premier League custou 15,6 milhões de euros

Clube londrino investiu mais de 600 milhões de euros na última temporada, mas acabou num modesto 12º lugar com apenas 44 pontos, num plantel avaliado em mais de mil milhões de euros.
31 Maio 2023, 10h41

Mais perto da descida de divisão do que das competições europeias. É desta forma que se pode resumir a prestação do Chelsea FC na última temporada na Premier League.

Apesar dos mais de 600 milhões de euros investidos em 16 contratações, o clube acabou num modesto 12º lugar com apenas 44 pontos, ou seja, cada ponto custou em média 15,6 milhões de euros, segundo uma análise feita pelo ‘One Football’, não atingindo pela primeira vez na história da Premier League a marca dos 50 pontos.

Numa temporada com três treinadores, o Chelsea ficou a dez pontos do Leicester City, o primeiro dos três clubes que desceram de divisão e a 17 pontos do Aston Villa, sétimo classificado que garantiu um lugar na Liga Conferência.

Os ‘blues’ fecharam a temporada com um registo de 11 vitórias, 11 empates e 16 derrotas, com 38 golos marcados e 47 sofridos.

Com um plantel avaliado em mais de mil milhões de euros, o emblema que foi adquirido em maio de 2022 por cinco por cinco mil milhões de euros pelo consórcio Eldridge, e Clearlake Capital Group, LP, liderado pelo norte-americano Todd Boehly, depois de ter sido colocado à venda por Roman Abramovich devido às sanções impostas pela guerra na Ucrânia ao empresário russo.

Entre as contratações mais sonantes destacou-se a do médio argentino Enzo Fernandez, contratado ao SL Benfica em janeiro, por 121 milhões de euros, sendo atualmente o jogador mais valioso do plantel, com um valor de mercado de 85 milhões de euros, de acordo com o ‘Transfermarkt’.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.