“O Chile parecia imune a tensões. Agora está muito dividido”, realça Francisco Seixas da Costa

O Chile enfrenta as suas eleições mais relevantes deste século, num contexto de crise social e política e de um processo constituinte considerado o culminar da transição iniciada em 1990, finda a ditadura militar de Pinochet. Veja a análise do embaixador Francisco Seixas da Costa no programa “A Arte da Guerra”, da plataforma multimédia JE TV.

A situação política no Chile, país que se encontra dividido entre a extrema esquerda e a extrema direita, foi alvo da análise do embaixador Francisco Seixas da Costa, na última edição do programa “A Arte da Guerra”, da plataforma multimédia JE TV.

O Chile enfrenta as suas eleições mais relevantes deste século, num contexto de crise social e política e de um processo constituinte considerado o culminar da transição iniciada em 1990, finda a ditadura militar de Pinochet.

Uma inflação galopante, um sistema de pensões descapitalizado e uma desigualdade acentuada pela pandemia de covid-19 são os principais desafios colocados ao próximo Presidente do Chile, país há dois anos mergulhado na mais grave crise das últimas três décadas, e que deixou de ser o “oásis” que era antes de outubro de 2019, altura em que se iniciaram os mais graves protestos populares desde a ditadura.

Relacionadas

Da estreia de Olaf Scholz ao princípio do fim de Boris Johnson. Veja “A Arte da Guerra” com Francisco Seixas da Costa

A polarização marca o episódio desta semana do programa “A Arte da Guerra”, da plataforma multimédia JE TV. Da estreia do novo chanceler alemão no Conselho Europeu, ao provável princípio do fim da carreira política de Boris Johnson, passando por uma batalha de extremos nas presidenciais chilenas. Estes temas vão merecer a análise do embaixador Francisco Seixas da Costa.
Recomendadas

“Hat-Trick” no “Jogo Económico”. Do abandono de Rafa ao português entre os futebolistas mais bem pagos do mundo

Veja a análise aos números da semana na rubrica do programa da plataforma multimédia JE TV.

António Saraiva: “O ministro da Economia talvez tenha sido um pouco extemporâneo”. Veja o “Discurso Direto”

Discurso Direto é um podcast do Novo Semanário e do Jornal Económico onde todas as semanas são entrevistados os protagonistas da política, da economia, da cultura e do desporto.

Porque há adeptos maltratados nas bancadas de uma Liga que quer ser rentável? Veja o “Jogo Económico”

Emanuel Macedo de Medeiros, responsável máximo da Sport Integrity Global Alliance (que dinamizou a semana passada o terceiro congresso desta coligação de integridade e boa governança no desporto, com mais de 100 parceiros internacionais), fala sobre este e outros temas nesta edição.
Comentários