[weglot_switcher]

China com produção de carvão recorde no ano passado

A produção de carvão na China atingiu níveis recorde no ano passado, à medida que os mineiros foram sendo encorajados pelo governo chinês a aumentar a produção de combustíveis fósseis para proteger o abastecimento de energia no país durante a crise do gás no inverno.
17 Janeiro 2022, 16h00

A produção de carvão na China atingiu níveis recorde no ano passado, à medida que as minas foram sendo encorajadas pelo governo chinês a aumentar a produção de combustíveis fósseis para proteger o abastecimento de energia no país durante a crise do gás no inverno.

De acordo com a notícia avanlada esta segunda-feira pelo “The Guardian”, aquele que é o maior produtor e consumidor de carvão do mundo extraiu 384,67 milhões de toneladas do combustível fóssil no mês passado, superando o recorde anterior de 370,84 milhões de toneladas estabelecido em novembro, depois de o governo ter pedido para que as minas trabalhassem na sua capacidade máxima para contribuir para o crescimento económico do país.

A produção de carvão na China registou uma alta histórica de 4,07 mil milhões de toneladas, um aumento de 4,7% em relação ao ano anterior, no que é visto como um golpe para os ativistas climáticos meses após as negociações climáticas da COP26 da ONU em Glasgow.

A Agência Internacional de Energia (IEA) previu que o consumo global da energia a carvão, que é o maior poluente mundial, iria atingir níveis recorde em 2021 impulsionado pela procura por energia pelas economias globais numa fase mais posterior da pandemia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.