[weglot_switcher]

China diz que EUA estão a enviar “sinais perigosos” sobre Taiwan

O ministro dos Negócios Estrangeiros chinês deixou claro que uma escalada das atividades independentistas torna difícil um acordo pacífico, no que diz respeito a Taiwan,
24 Setembro 2022, 22h00

O ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi, avisou este sábado que os Estados Unidos estão a enviar “sinais errados e perigosos” sobre Taiwan.

Segundo avança a Reuters, o responsável chinês sublinhou que a escalada das atividades independentistas torna difícil um acordo pacífico e acusou os Estados Unidos de estarem a tentar ameaçar a soberania e integridade territorial chinesa.

De notar que também este fim de semana o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, criticou os Estados Unidos por terem “brincado com o fogo” em Tawain, num encontro das Nações Unidas.

Recorde-se que a visita, no início de agosto, da presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, a Taiwan gerou fortes protestos por parte do Governo chinês, que considerou a viagem uma provocação. A China lançou exercícios militares em torno da ilha, numa escala sem precedentes, e, mais recentemente, considerou a legislação proposta pelos norte-americanos uma ameaça à “fundação” das relações entre Pequim e Washington.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.