[weglot_switcher]

China está disposta a ter papel ativo na resolução política da península coreana

A China, que é o principal aliado económico e diplomático da Coreia do Norte, elogia os progressos feitos por Pyongyang na aproximação à vizinha Coreia do Sul.
3 Maio 2018, 11h21

O governo chinês garante estar disposto a cumprir um papel ativo na desnuclearização e resolução política na península coreana. A China, que é o principal aliado económico e diplomático da Coreia do Norte, elogia os progressos feitos pelo governo norte-coreano na aproximação à vizinha Coreia do Sul e Estados Unidos e garante que Pyongyang conta com o seu apoio no processo.

“A China está disposta a fortalecer a comunicação com a Coreia do Norte e a continuar a desempenhar um papel positivo na busca de uma solução política para a questão da península coreana”, afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Wang Yi, que se encontra de visita à Coreia do Norte. O encontro acontece depois de o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un terem acordado em melhorar laços diplomáticos.

Wang Yi aplaudiu o encontro histórico entre Seul e Pyongyang e afirmou que a China apoia plenamente uma resolução das “preocupações de segurança razoáveis ​​e legítimas” da Coreia do Norte e dá o seu total apoio à melhoria das relações intercoreanas.

O governante chinês afirmou que espera que o diálogo entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos “seja conduzido com sucesso e que sejam feitos progressos substanciais”. Ainda sem data marcada, o encontro entre Kim Jong-un e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve acontecer durante este mês de maio ou inícios de junho.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.