[weglot_switcher]

China. Recuperação da economia está em desaceleração, alerta Allianz

Os dados macroeconómicos em abril foram “dececionantes” o que acabou por deixar os investidores preocupados de que o processo de recuperação da economia chinesa após a pandemia de Covid-19 tenha estagnado.
26 Maio 2023, 10h54

A recuperação da economia chinesa encontra-se em desaceleração apesar do país já ter reaberto as portas ao mundo após a pandemia de Covid-19.

Os alertas são dados por um analista da Allianz Global Investors, num artigo onde começa por apontar que os dados macroeconómicos em abril foram “dececionantes” o que acabou por deixar os investidores preocupados de que o processo de recuperação da economia chinesa após a pandemia de Covid-19 tenha estagnado.

Analisando vários sectores económicos, o analista destaca que o “crescimento da produção industrial e do investimento em ativos fixos ficou aquém das expetativas do mercado, ao mesmo tempo que as vendas no retalho dececionaram com uma margem mais pequena”.

Por outro lado, o sector da manufaturação foi menos impactado com as políticas do país contra a Covid-19, com as fábricas chinesas a conseguirem manter-se operacionais durante a pandemia.

Contudo, após a reabertura do país ao mundo o sector teve um desempenho abaixo das perspetivas em abril que o analistas considera terem sido causadas pela causa desaceleração da procura externa sobre as exportações chinesas à medida que as economias de mercado desenvolvidas (EUA, UE) desaceleraram.

Outra das razões deveu-se à fraca procura interna por bens industriais e de consumo duradouro, como os automóveis e eletrodomésticos, ao mesmo tempo a que se assistiu a uma baixa dinâmica do mercado imobiliário.

Como tal, o analista da Allianz considera que a recuperação da economia chinesa poderá prolongar-se até ao final do ano, sendo suportada pelo consumo interno.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.