[weglot_switcher]

China suspende negociações climáticas com EUA depois de visita de Pelosi a Taiwan

Também foi anunciado o cancelamento dos diálogos entre os ministérios de Defesa dos EUA e da China, o que pode aumentar o risco de uma escalada perigosa no Estreito de Taiwan.
5 Agosto 2022, 13h54

A China suspendeu esta sexta-feira as negociações climáticas com os EUA como parte de um pacote de medidas de retaliação à visita da presidente do Congresso norte-americano, Nancy Pelosi, a Taiwan, que incluiu também sanções à dirigente e à sua família. O diálogo entre os ministérios de Defesa das duas superpotências também foi cessado.

Segundo o “Politico”, a medida marca um retrocesso no diálogo intensificado sobre alterações climáticas entre as duas maiores economias do mundo no ano passado – apesar de uma relação estratégica bilateral difícil -, nomeadamente um acordo para reduzir a emissão de metano à margem das negociações da COP26, dinamizada pela ONU. Agora não está claro se Pequim continuará a honrar a sua parte do acordo.

A decisão de Pequim foi anunciada na emissora estatal “CCTV” juntamente com outras medidas de segurança, incluindo o cancelamento dos diálogos entre os ministérios de Defesa dos EUA e da China, o que pode aumentar o risco de uma escalada perigosa no Estreito de Taiwan.

Ademais, a China também anunciou sanções contra Pelosi e a sua família próxima, acusando-a de violar a soberania chinesa sobre Taiwan – a política de “Uma China” que rege a ilha -, segundo comunicado oficial do ministério dos Negócios Estrangeiros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.