China Three Gorges compra carteira de 619 MW em ativos fotovoltaicos à Nexwell Power

A CTG vai comprar uma carteira de 619 MW em ativos fotovoltaicos à Nexwell Power, num negócio que se estima que possa ascender a mais de 200 milhões de euros.

O acionista chinês da EDP fechou a maior aquisição de sempre em Espanha. A China Three Gorges (CTG) fechou os termos daquela que será a maior aquisição no mercado espanhol, onde a EDP (detida em 20,22% pela empresa chinesa) marca forte presença, avançou esta segunda-feira o jornal espanhol “Expansión“.

A CTG vai comprar uma carteira de 619 megawatts (MW) em ativos fotovoltaicos à Nexwell Power, num negócio que se estima que possa ascender a mais de 200 milhões de euros.

Apesar de ser o maior acionista da EDP, as duas empresas atualizaram os termos da parceria, que permite concorrência em diversos mercados. Já era assim no mercado espanhol e sul-americano e passou a ser a prática também na Ásia depois da EDP ter comprado a Sunseap, segundo a unidade de investigação da BA&N. Isto acontece numa altura em que há sinais que Governo espanhol quer travar a voracidade estrangeira nas renováveis.

Em 2021, a gigante chinesa detida pelo Estado comprou parques eólicos em Espanha à EDP por 307 milhões de euros.

A CTG em novembro de 2021 comprou 100% das participações da EDP Renováveis num portfólio de 181 MW de energia eólica em Espanha por um valor estimado de 307 milhões de euros.

A operação compreende doze parques eólicos abrangidos pelo regime de remuneração regulado, sendo a idade média da carteira de 12 anos. A contrapartida total da transação traduziu-se num valor de 1,7 milhões de euros por MW.

Recomendadas

BES/GES: Passos Coelho ouvido em tribunal durante cerca de duas horas

Passos Coelho chegou ao Campus da Justiça pelas 14h05 e avisou logo que não iria prestar declarações à entrada do tribunal por estar “um bocadinho atrasado”, uma vez que a sua audição estava agendada para as 14h00.

Pedro Morais Leitão é o novo administrador-delegado da Media Capital

“Pedro Morais Leitão regressa, assim, ao grupo Media Capital, onde já desempenhou funções de administrador da Media Capital Multimédia e foi responsável pela fundação do portal IOL”, adianta a dona da TVI e da CNN Portugal.

Flexdeal com lucros consolidados de cerca de 160 mil euros entre outubro e março

A empresa apresentou ao mercado o seu Relatório de Gestão Intercalar, relativo ao período de 1 de outubro de 2022 a 31 de março de 2022. O resultado líquido do período atribuível à Flexdeal terminado em 31 de março de 2022 foi de 203.044,31 euros. O resultado líquido consolidado do período foi de 159.677,49 euros.
Comentários