[weglot_switcher]

China vai boicotar compra de iPhones e o culpado é… Donald Trump

“Criar dificuldades à China não lhe vai trazer nada de bom” afirma o presidente chinês, em resposta às ameaças comerciais que Trump perpetrou durante a sua campanha às presidenciais.
14 Novembro 2016, 17h56

O presidente chinês, Xi Jinping, anunciou esta segunda-feira que vai fazer boicote aos produtos dos EUA caso o seu futuro homólogo norte-americano, Donald Trump, insista numa guerra comercial contra Pequim.

Durante a campanha presidencial, o candidato republicano acusou a China de “manipulação da moeda” e prometeu que, caso ganhasse, iria implementar uma taxa adicional de 45% sobre os produtos chineses.

Num editorial publicado esta segunda-feira no jornal detido pelo Estado da China, ‘Global Times’, o executivo chinês sublinha que se a guerra comercial de Trump avançar, agora que foi eleito sucessor de Barack Obama na Casa Branca, será “condenado pela sua irresponsabilidade, ignorância e incompetência.”

“Muitas encomendas à Boeing (norte-americana) serão substituídas por encomendas à Airbus (francesa). As vendas de automóveis dos EUA e de iPhones vão sofrer um revés, as importações de rebentos de soja e de milho vão acabar. A China também poderá limitar o número de jovens chineses a estudar nos Estados Unidos”, escreve o presidente chinês.

O artigo publicado no jornal chinês terá sido escrito por Xi Jinping, poucas horas depois e ter falado com Trump ao telefone. Os dois líderes haviam acordado reunir-se “em breve” para discutir a relação entre os dois países e reiteraram que a cooperação é a melhor decisão para ambos. “Criar dificuldades à China não lhe vai trazer nada de bom em termos políticos”, remata o governo chinês.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.