A reabertura da China ao mundo após a pandemia de Covid-19 já começa a fazer-se sentir nas diversas economias e Portugal não é exceção.
De acordo com um estudo do Mastercard Economics Institute sobre o turismo, os turistas chineses aumentaram os seus gastos em 74% no segmento de luxo em Lisboa no mês de março.
Na capital portuguesa, os gastos dos turistas chineses com a compra de bens cresceu 57,5% em março de 2023, comparando com o período homólogo de 2019, enquanto os gastos com experiências mais do que duplicaram para 196%.
De resto, Portugal encontra-se neste estudo no oitavo lugar enquanto destino turístico preferido pelos europeus, de acordo com dados de janeiro e fevereiro deste ano, superando os Países Baixos, a Suécia e a Irlanda.
Já o Reino Unido e a Espanha surgem no primeiro e segundo lugar, respetivamente, com os Estados Unidos a serem o único país não europeu a integrar este ranking.
Ainda em relação a Portugal, as viagens globais de lazer e negócios subiram em 42%, face ao ano anterior, com a procura por experiências a mais do que duplicar (151,6%) em relação a 2019, tendo aumentado 45,3% comparando março de 2023 com o ano anterior.
Por outro lado, os gastos com a compra de bens registaram um crescimento inferior, de 68% comparando com 2019 e 35% em termos homólogos.
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