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Ciberataques financeiros já atingiram um terço dos consumidores

36% daqueles que foram inquiridos a nível mundial não se lembram dos websites ou apps onde inserem os seus dados e muitos nem se esforçam por se lembrar.
24 Dezembro 2018, 10h30

Fazer compras pela Internet pode ser bastante apelativo, mas muitos dos consumidores ainda questionam quão seguros são os pagamentos online. Dos 32% de consumidores entrevistados a nível mundial que foram vítimas de ciberataques que lhes roubaram as suas credenciais financeiras, 26% nunca voltou a recuperar o seu dinheiro, de acordo com o questionário realizado pela Kaspersky Lab.

Entre os factores que podem colocar as finanças dos consumidores em risco, está a dificuldade em controlar as credenciais de pagamento, após terem sido usadas em diversas plataformas de e-commerce, e a variedade de métodos de pagamento disponíveis.

Mais de metade das pessoas (54%) está preocupada com o facto de os hackers poderem aceder aos seus dados financeiros. Porém, 36% daqueles que foram inquiridos a nível mundial não se lembram dos websites ou apps onde inserem os seus dados e muitos nem se esforçam por se lembrar.

Como os consumidores tentam garantir que as suas credenciais de pagamento são fáceis de recordar e encontrar, 20% destes prefere guardá-las directamente nos seus dispositivos, o que faz com que fiquem gravadas e que lhes consigam aceder mais tarde.

Contudo, se os dispositivos forem roubados ou perdidos, os consumidores ficam em risco de perder as suas informações pessoais e o seu dinheiro; qualquer pessoa passa a poder ter acesso à sua conta bancária, caso encontre as credenciais de acesso memorizadas directamente no website ou nas notas do seu smartphone.

Graças aos smartphones e aos smartwatches, os consumidores não necessitam de andar acompanhados da sua carteira, dinheiro físico ou cartões de plástico. Esta tendência tem ajudado a criar popularidade entre os métodos de pagamento “contactless”, tal como o PayPass e o Apple Pay, que já são utilizados regularmente por 31% dos consumidores entrevistados a nível mundial.

Para realizar compras de forma segura, a Kaspersky Lab recomenda o uso de uma solução de cibersegurança, que mantém as contas dos utilizadores protegidas e garante transferências online seguras.

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