Ciberataques: Sistemas informáticos do Continente “estão a ser progressivamente repostos”

A empresa de retalho da Sonae “informa que os sistemas informáticos do Continente estão a ser progressivamente repostos após o ataque informático detetado ontem, 30 de março”, mas “mantemos, como sempre, a operacionalidade das lojas”, afirma a MC Sonae, em comunicado.

18 – Continente

Os sistemas informáticos dos hipermercados e supermercados Continente “estão a ser progressivamente repostos”, após o ciberataque de que foram alvo há mais de 24 horas, esclareceu hoje a MC Sonae.

A empresa de retalho da Sonae “informa que os sistemas informáticos do Continente estão a ser progressivamente repostos após o ataque informático detetado ontem, 30 de março”, mas “mantemos, como sempre, a operacionalidade das lojas”, afirma a MC Sonae, em comunicado.

“Lamentamos os constrangimentos causados”, acrescenta a empresa detida pela Sonae, salientando que as suas equipas “estão a trabalhar 24 sobre 24 horas, em estreita articulação com o Centro Nacional de Cibersegurança [CNCS], para retomar, com a máxima brevidade, a normalidade da atividade das lojas”.

A MC aproveita para agradecer “a todos os colaboradores, clientes, parceiros e concorrentes que se solidarizaram com a empresa perante este ataque”.

A MC Sonae “está a trabalhar com as autoridades nacionais e internacionais para se identificar e punir os responsáveis por este ato criminoso”, assevera, adiantando que “a informação relativa ao evoluir desta situação será atualizada sempre que se justificar”.

A MC Sonae é a mais recente empresa a ser alvo de um ciberataque em Portugal, depois do grupo Impresa, Vodafone Portugal e dos laboratórios Germano de Sousa, só para citar alguns dos casos conhecidos desde o início do ano.

Relacionadas

Respostas Rápidas. O que se sabe sobre o ataque informático à Sonae MC?

A Sonae MC foi alvo de um ataque informático na madrugada desta quarta-feira. Que serviços da SONAE MC foram afetados? Os dados dos clientes ficaram comprometidos?

Aplicação do cartão Continente está em baixo devido a ataque informático

A empresa dona do Continente disse que está a trabalhar para repor o “normal funcionamento da atividade”. Supermercados e hipermercados não conseguem passar faturas e não é possível o uso do cartão Continente.

Dona do Continente alvo de ataque informático (com áudio)

A extensão do ataque informático ainda está a ser avaliada pelo grupo Sonae, revela a “SIC Notícias”.
Recomendadas

SATA prevê saída de 150 trabalhadores até final de 2023 através de rescisões negociadas

Cerca de 100 trabalhadores já saíram da companhia aérea açoriana SATA desde que foi lançado o primeiro programa de rescisões, em 2020.

Empresas TVDE criaram mais de sete mil empregos em seis anos

Entre 2013, ano anterior ao lançamento da operação da Uber em Portugal, e 2019, o número de empresas no sector (plataformas de transportes de passageiros) cresceu 71%.

Há 45 anos foi vendida a primeira Coca-Cola em Portugal

Foi a 4 de julho de 1977, num café na Baixa de Lisboa. “Não só faz parte da história do país como contribui ativamente para a economia nacional. Por cada euro que é gasto em Coca-Cola, 81 cêntimos permanecem em Portugal”, diz Rui Serpa, diretor em Portugal da Coca-Cola Europacific Partners.
Comentários