[weglot_switcher]

Cidadãos do Reino Unido vão pagar depósito na compra de garrafas de plástico e latas de bebidas

“O anúncio do Governo surge depois de a série televisiva ‘Blue Planet II’ [apresentada por David Attenborough] ter destacado a ameaça da poluição dos oceanos, mostrando imagens de animais selvagens a comerem plásticos”, salienta a BBC. Esta iniciativa visa promover a reciclagem e também vai abranger as garrafas de vidro.
31 Março 2018, 12h00

Em breve, os cidadãos do Reino Unido terão que pagar um depósito quando compram latas de bebidas e garrafas de plástico, de forma a promover a reciclagem e reduzir o desperdício. De acordo com a BBC, o depósito vai fazer aumentar os preços dos produtos, mas os consumidores poderão receber o valor do depósito de volta se entregarem as latas e garrafas usadas.

A iniciativa deverá estender-se a todo o Reino Unido, conjugando processos legislativos que estão em curso na Inglaterra, Escócia e País de Gales (enquanto na Irlanda do Norte também vai ser debatida essa possibilidade).

Das cerca de 13 mil milhões de garrafas de plástico (recipientes de bebidas) consumidas todos os anos no Reino Unido, mais de três mil milhões não são recicladas. Mas as iniciativas que estão a ser preparadas não se limitam ao plástico, abrangendo também as garrafas de vidro e as latas de bebidas.

Quanto ao valor do depósito, a BBC informa que ainda não está definido, mas faz referência a taxas similares que já são cobradas na Alemanha (cerca de 25 cêntimos de euro) ou na Suécia (oito cêntimos), por exemplo.

“O anúncio do Governo surge depois de a série televisiva ‘Blue Planet II’ [apresentada por David Attenborough] ter destacado a ameaça da poluição dos oceanos, mostrando imagens de animais selvagens a comerem plásticos”, salienta a BBC.

O secretário de Estado do Ambiente, Michael Gove, disse que não restam dúvidas de que o plástico está a “causar estragos” no ambiente marinho, lamentando que as garrafas de plástico e latas “acabem por ser despejadas para o chão ou atiradas para os rios, lagos e mar”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.