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Cidadãos querem mais lugares de estacionamento para trotinetes

Um estudo realizado a nível europeu pelo Instituto Francês de Opinião Pública dá conta de que metade dos cidadãos defende a disponibilização de mais lugares de estacionamento para trotinetes.
18 Maio 2023, 15h50

Um estudo realizado a nível europeu pelo Instituto Francês de Opinião Pública dá conta de que metade dos cidadãos defende a disponibilização de mais lugares de estacionamento para trotinetes.

De acordo com o mesmo documento, citado num comunicado de imprensa da Bolt, acima de 50% dos “inquiridos de 12 cidades de Portugal, Alemanha e Noruega prefere ver mais espaço ser dedicado ao estacionamento de veículos de micromobilidade em vez de automóveis”.

Quanto à camada portuguesa inquirida, 26% assume notar “uma melhoria nos hábitos de estacionamento nas cidades ao longo dos últimos dois anos”.

Em Portugal, nas cidades de Lisboa, Porto e Vila Nova de Gaia, 67% da população está de acordo com a substituição dos lugares de estacionamento dos automóveis por áreas de estacionamento para a micromobilidade.

Na Alemanha, 42% das pessoas que vivem em cidades como Berlim, Munique e Düsseldorf, bem como 44% nas cidades norueguesas de Oslo e Bergen apoiam a substituição desses lugares de estacionamento.

O grupo tem tentado, nas palavras de Frederico Venâncio, responsável de Micromobilidade da Bolt em Portugal, “compreender melhor o que as pessoas pensam sobre as trotinetes e o seu estacionamento”, com o objetivo de “utilizar as informações para ajudar as cidades a melhorar os hábitos de estacionamento de trotinetes” e calibrar o nosso próprio estacionamento com Inteligência Artificial e os esforços educativos em conformidade.

Frederico Venâncio, responsável de Micromobilidade da Bolt em Portugal, explica que o grupo tentou “compreender melhor o que as pessoas pensam sobre as trotinetes e o seu estacionamento”, com o objetivo de “utilizar as informações para ajudar as cidades a melhorar os hábitos de estacionamento de trotinetes” e “calibrar o próprio estacionamento com Inteligência Artificial e os esforços educativos em conformidade”.

“Atualmente, os carros particulares ocupam muito espaço público; em média, fazem menos de duas viagens por dia e ficam parados 95% do tempo. Por outro lado, uma trotinete partilhada pode ser utilizada por vários utilizadores todos os dias. Uma melhor infraestrutura de micromobilidade traduzir-se-á num maior número de pessoas que poderão deixar em casa o seu carro, ajudando as cidades a tornarem-se menos poluídas, congestionadas e ruidosas”, explica Venâncio.

De acordo com o inquérito, as causas para o pobre estacionamento das trotinetes prendem-se com a falta de conhecimento dos utilizadores, a falta de clareza das regras de estacionamento e, também, a falta de infraestruturas dedicadas para a arrumação destes veículos na via pública.

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